FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 26 Fev 2016

Autarquia de Viana quer atrair milhares de visitantes com 42 eventos desportivos

Até ao final deste ano, a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover 42 eventos desportivos que deverão atrair “milhares” de atletas e turistas […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Até ao final deste ano, a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover 42 eventos desportivos que deverão atrair “milhares” de atletas e turistas à cidade. Num investimento de 400 mil euros, a autarquia vai promover eventos regionais, nacionais e internacionais e a aposta nas atividades náuticas continua a ser uma das prioridades.
Esta sexta-feira, em conferência de imprensa, a bordo do navio Gil Eannes, o vereador com o pelouro do desporto na autarquia vianense indicou que “este é um investimento no desporto para afirmação de Viana como cidade de eventos desportivos”. “Do valor total, cerca de metade, na ordem dos 180 mil euros, é dedicado a eventos náuticos, que são uma aposta séria do município”, indicou. “Uma das estratégias fortes do município assenta nos eventos náuticos, no uso da água, em consonância com aquilo que é a estratégia do projeto Náutica nas Escolas”, frisou, referindo que “todos os meses temos, pelo menos, um evento náutico”, destacando o “cariz mundial” de algumas provas.
Também o Atletismo nas Escolas é uma prioridade para a autarquia do Alto Minho, com Vítor Lemos a assumir que “a maioria dos eventos de atletismo programados são trails, que estão muito na moda”. “No âmbito do atletismo, para além da Meia Maratona Manuela Machado e de duas corridas – que já aconteceram – temos ainda mais quatro trails agendados, além da já tradicional Corrida de S. Silvestre, a fechar o ano”, realçou.
Para o vereador, o trail é uma das modalidades mais populares, atualmente, e um desporto que “traz riqueza porque, das várias centenas de pessoas que nos procuram, diria que mais de 80% são de fora do concelho, mais até da vizinha Espanha”.
Apesar do investimento de que tem sido alvo por parte a autarquia, o Estádio Municipal Manuela Machado não deverá receber qualquer prova nacional. Vítor Lemos garante que tal não aconteceu porque não conseguiram conjugar datas nacionais e regionais mas prometeu que, em 2017, certamente o estádio vai “acolher uma utilização mais massiva por parte do atletismo”.
No que toca a eventos internacionais, alguns dos destaques vão para o Rali de Portugal, que passa por Viana a 20 de maio, o Campeonato do Mundo de Vela – Classe Vaurien, de 20 a 30 de julho, no Rio Lima, Campeonato do Mundo de Bodyboard, na Praia do Cabedelo, de 31 de agosto a 04 de setembro, além da Rampa de Santa Luzia, a 24 e 25 de setembro, e da Semana do Atlântico – III Troféu Cidade de Viana do Castelo, dias 22 e 23 de outubro.
Dentro das provas nacionais, destaque para o Campeonato Nacional de Jet Ski no Rio Lima, de 30 de abril a 1 de maio, Final Nacional de Trampolins, no Centro Cultural, dias 14 e 15 de maio, Grande Prémio Ciclismo JN – chegada a Santa Luzia, a 04 de junho, Volta a Portugal em Bicicleta, partida de Viana, a 29 de julho, Rali de Viana do Castelo, dias 02 e 03 de setembro, e Voleibol Viana Cup, dias 26 a 29 de dezembro.
Há ainda espaço para o XI Circuito Ticha Penicheiro, a 06 de março, no Pavilhão de Monserrate, III Festival de Dança de Viana do Castelo, a 07 de maio, no Centro Cultural, IV Torneio de Hóquei em Patins Cidade de Viana do Castelo, no final de junho, Festa das Modalidades a 14 de outubro, trails diversos e a 4ª Corrida de S. Silvestre, a 17 de dezembro, entre muitos outros eventos.
No que toca ao atletismo, só ao longo deste ano, entre provas regionais, nacionais e internacionais, o concelho vai acolher 8 eventos, entre Barroselas, São Lourenço da Montaria, Afife, Cardielos e Viana do Castelo. O ciclismo também vai abranger 5 provas, entre Vila Franca, Santa Marta de Portuzelo e Viana do Castelo. O automobilismo também será um claro destaque, com o Rali de Portugal, Rali de Viana do Castelo e a Rampa de Santa Luzia a preencherem as estradas vianenses.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts