Vila Franca, freguesia do concelho de Viana do Castelo, quer afirmar-se como a “capital do BTT”. Para isso, nos próximos dias 12 e 13 de março, a freguesia acolhe o evento XII BTT XCO de Vila Franca – GNAUK – 1ª prova da Taça de Portugal XCO – Categorial Internacional C2, prova pontuável para o apuramento dos Jogos Olímpicos. Os Amigos do Desporto da Associação Cultural e Recreativa de Vila Franca, com o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Viana do Castelo, esperam juntar algumas centenas de desportivas na iniciativa.
Ricardo Costa, da organização e ex-ciclista, assumiu, em conferência de imprensa do evento, esta segunda-feira, a bordo do navio Gil Eannes, que uma parte considerável dos participantes é estrangeira. “Sendo esta uma prova pontuável para os Jogos Olímpicos, temos uma expetativa para 400 ou 450 atletas, sendo que teremos 10 a 15% de atletas internacionais de algum nível”, indicou o responsável.
A prova será promovida num circuito que terá como base a paisagem da freguesia de Vila franca, desde o espaço envolvente do Adro da Paróquia de S. Miguel aos trilhos mais sinuosos da encosta do Monte de Roques.
Já Vítor Lemos, vereador com o pelouro do desporto na autarquia vianense, indicou que “a aposta segura para o futuro, no BTT, é cada vez mais Vila Franca”. “Vila Franca é uma freguesia muito bonita, a freguesia que promove a Festa das Rosas, muito florida, e que se quer afirmar, no panorama do BTT, como capital da modalidade”, vaticinou.
“Nós acreditamos no desporto, mas a cidade também precisa do turismo. O que temos vindo a fazer é esta combinação do turismo desportivo, apostando numa série de eventos nacionais e internacionais que podem trazer muitas pessoas à nossa cidade”, defendeu.
Paulo Carvalhido, presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca, realçou que esta é já a quarta prova de BTT que a freguesia acolhe neste mandato, ou seja, em menos de dois anos e meio. “Este é um evento à escala nacional e internacional, vamos para uma prova com uma envergadura que não é normal no Alto Minho”, frisou.
“Portugal precisa, por esta altura, de subir dois lugares no ranking olímpico, de forma a garantir um segundo BTTista nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro”, referiu a organização, tendo em conta que a prova de Vila Franca é pontuável para o apuramento dos Jogos. “Queremos que esta prova contribua para a seleção do segundo atleta para os Jogos”, realçou também o presidente da Junta de Freguesia.
Este evento tem também o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo e da Associação de Ciclismo do Minho. A prova disputa-se em conformidade com os Regulamentos UCI (provas internacionais) e UVP/FPC, sendo o colégio de comissários a única entidade responsável pela aplicação dos mesmos. A prova em Vila Franca destina-se exclusivamente aos atletas com licença desportiva de competição, para todas as categorias de ambos os sexos (Cadetes, Juniores, Sub-23, Elites e Masters).