Uma inundação no Cinema Verde Viana, em Viana do Castelo, obrigou ao cancelamento das sessões cineclubistas da AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual. Assim, a sessão prevista para esta quinta-feira, 45 ANOS, de Andrew Haigh, já não se poderá realizar.
Carlos Viana, presidente da associação, revelou que a sala do Cinema Verde Viana, onde acontecem, todas as quintas-feiras à noite, estas sessões, está com uma infiltração de água que impede a realização das mesmas. As sessões foram suspensas “por tempo indeterminado” por causa de “graves infiltrações de água que danificaram a sala e o equipamento de som”.
“Infelizmente ainda não temos perspetivas para regressar. Pensamos reunir muito brevemente com o presidente da Câmara Municipal de Viana e com a vereadora da cultura, a Dra. Maria José Guerreiro, para tentarmos encontrar uma solução para a cidade, porque pensamos que é uma mais-valia que os vianenses tenha estas sessões de cinema alternativo”, declarou o representante da associação que, em 2014, recebeu o galardão de Instituição de Mérito da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
“Para os arranjos, será precisa uma verba considerável, porque a sala está muito degradada”, indicou ainda o responsável, explicando que “a infiltração foi acontecendo, mas com a chuva dos últimos dias, a situação foi piorando e provocou mesmo uma inundação na sala”.
“Sendo a programação de cinema de qualidade uma atividade relevante na oferta cultural da cidade e um dos principais objetivos do Cineclube, estamos a trabalhar para que a as sessões regressem, brevemente, a Viana do Castelo”, garante a direção. “Esta era uma oferta diferente do cinema do shopping, mais comercial e de entretenimento, e que também é preciso. Mas para uma cidade que é capital do distrito, estas sessões com cinema de qualidade também são necessárias e a adesão às nossas sessões provam isso”, realçou, dizendo que cada sessão contava com “uma média de 45 a 50 pessoas, dependendo dos filmes”.
A AO NORTE foi fundada em dezembro de 1994 e é uma associação sem fins lucrativos. Tem por fim a produção e a divulgação audiovisual, bem como a cooperação para o desenvolvimento na área do ensino, educação e cultura. Tem o estatuto de ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento) e o de utilidade pública. A sua atividade estrutura-se em três vertentes principais: a divulgação de cinema, a produção de documentários e a formação.
Na área da divulgação promove sessões de cinema semanais, as Sessões Cineclubistas, no Cinema Verde Viana, e as Sessões Especiais. Já exibiu centenas de filmes, muitos deles destinados aos alunos das escolas, com o objetivo de formar novos públicos. Agora, estas sessões estão suspensas devido à falta de condições da sala.