Em Valença, durante os meses de fevereiro e março, 24 restaurantes vão promover a “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência”. Os restaurantes que aderiram vão apresentar, especialmente ao fim-de-semana, menus degustativos em que a lampreia é rainha. Pescada, como há séculos, pelos pescadores de São Pedro da Torre e Cristelo Côvo, nas redadas, no rio Minho, é nestes dois meses que ela se apresenta no seu melhor.
Visitar a restauração valenciana, nesta temporada, é ter oportunidade para saborear a lampreia, sobretudo, à bordalesa, mas também descobrir outras formas de a apresentar como recheada, em arroz de lampreia, fumada/grelhada ou assada no forno. Os segredos da arte e da tradição de a confecionar, em Valença, são seculares e passaram de geração para geração, hoje apurados nas unidades de restauração locais.
Ponto alto destes dois meses da lampreia, em Valença, será o Festival Gastronómico “Sabores da Lampreia”, a maior mostra gastronómica da região dedicada à lampreia, que decorrerá entre 11 e 13 de março, na comunidade piscatória valenciana de São Pedro da Torre.