A Câmara Municipal de Caminha vai apoiar uma candidatura de meio milhão de euros para valorização e defesa da Serra d’Arga. O Conselho Diretivo do Baldio da Arga de São João submeteu uma candidatura para restabelecimento da área ardida no Verão passado naquele baldio, e a intervenção prevista compreende um investimento que ultrapassa o meio milhão de euros. A “Estabilização Emergência do Baldio de Arga de São João”, apresentada ao Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020, no seguimento dos incêndios de Arga de São João, visa melhorar algumas estruturas afetadas da rede viária, a prevenção da contaminação e assoreamento de linhas de água, a criação de faixas de gestão de combustível, o controle de espécies invasoras e o controle de infestantes. No total vai abranger uma área de mais de 400 hectares. Prevê o controlo de espécies invasoras em cerca de 270 hectares e a criação de faixas de gestão de combustível em mais de 70 hectares.
Guilherme Lagido, vereador da autarquia caminhense, afirma que este “é um investimento considerável”. “É uma intervenção destinada a prevenir futuros riscos de incêndio, mas, também, a controlar, ou pelo menos, diminuir o impacto da invasora hakea (Hakea sericea)”, afirmou, salientando que “esta candidatura traduz o empenhamento do executivo em tentar aproveitar as condições que são criadas, de âmbito nacional na recuperação da área ardida”.
A candidatura foi elaborada pela Associação dos Produtores Florestais do Vale do Minho, com um forte apoio da Câmara Municipal de Caminha na componente de levantamento e de cartografia e a anuência do Conselho Diretivo dos Baldios da Arga de São João, estando atualmente em fase de apreciação por parte do organismo competente.