FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 31 Mar 2016

Caminha apoia candidatura de meio milhão de euros para valorização e defesa da Serra d’Arga

A Câmara Municipal de Caminha vai apoiar uma candidatura de meio milhão de euros para valorização e defesa da Serra d’Arga. O Conselho Diretivo do […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A Câmara Municipal de Caminha vai apoiar uma candidatura de meio milhão de euros para valorização e defesa da Serra d’Arga. O Conselho Diretivo do Baldio da Arga de São João submeteu uma candidatura para restabelecimento da área ardida no Verão passado naquele baldio, e a intervenção prevista compreende um investimento que ultrapassa o meio milhão de euros. A “Estabilização Emergência do Baldio de Arga de São João”, apresentada ao Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020, no seguimento dos incêndios de Arga de São João, visa melhorar algumas estruturas afetadas da rede viária, a prevenção da contaminação e assoreamento de linhas de água, a criação de faixas de gestão de combustível, o controle de espécies invasoras e o controle de infestantes. No total vai abranger uma área de mais de 400 hectares. Prevê o controlo de espécies invasoras em cerca de 270 hectares e a criação de faixas de gestão de combustível em mais de 70 hectares.
Guilherme Lagido, vereador da autarquia caminhense, afirma que este “é um investimento considerável”. “É uma intervenção destinada a prevenir futuros riscos de incêndio, mas, também, a controlar, ou pelo menos, diminuir o impacto da invasora hakea (Hakea sericea)”, afirmou, salientando que “esta candidatura traduz o empenhamento do executivo em tentar aproveitar as condições que são criadas, de âmbito nacional na recuperação da área ardida”.
A candidatura foi elaborada pela Associação dos Produtores Florestais do Vale do Minho, com um forte apoio da Câmara Municipal de Caminha na componente de levantamento e de cartografia e a anuência do Conselho Diretivo dos Baldios da Arga de São João, estando atualmente em fase de apreciação por parte do organismo competente.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts