Em Vila Nova de Cerveira, os mais novos estão a participar em ateliês de construção dos famosos “Judinhas”, que vão ser usados num espetáculo comunitário. Uns são coloridos, uns mais risonhos, outros mais sisudos, mas no final todos são chamados de judinhas. Com recurso a materiais reciclados, vários grupos de crianças e jovens de Cerveira dão asas à imaginação e criatividade, recriando pequenos bonecos que, no Sábado de Aleluia, são distribuídos à população para que se cumpra o ritual de brandir os “judinhas”, ao mesmo tempo que Judas é queimado.
De forma a envolver os mais pequenos, as tardes desta semana estão reservadas para os ateliês de construção de ‘judinhas’, que estão a ser dinamizados pelas Comédias do Minho, em colaboração com o Município de Vila Nova de Cerveira.
Este ano, o maior espetáculo comunitário do Vale do Minho comemora uma década e, por isso, o tema será um ‘Remix’. Através de uma revisita aos melhores momentos de sempre, a Comédias do Minho apresenta, sábado à noite, pelas 23h30, a ‘Queima de Judas’. Será um espetáculo musical e colorido com algumas personagens surpresa, que vão voltar Cerveira para uma representação de pendor judaico-cristão, onde se condena Judas, o traidor, e se festeja a ressurreição de Jesus Cristo.