Um estudo desenvolvido pela Escola de Ciências Empresariais de Valença acaba de comprovar o “forte impacto económico” do Artbeerfest no concelho de Caminha. O estudo, apresentado no início desta semana, revela o “elevado retorno na economia em geral, sobretudo nas áreas mais ligadas à restauração e hotelaria”.
Este evento, como outros, “num concelho como o nosso, têm de ser olhados como as nossas fábricas, as nossas indústrias”, disse o presidente da Câmara, revelando que o Festival Internacional de Cerveja Artesanal e dos Mestres Cervejeiros é o segundo evento mais apoiado, em termos diretos e indiretos, pelo município de Caminha.
O estudo em questão avaliou o evento em termos da dimensão económica e do branding, debruçando-se sobre a edição de 2015. O trabalho da Escola de Ciências Empresariais de Valença, um organismo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, tem caráter exploratório e vai ser agora aprofundado, através de um protocolo assinado com a Universidade Católica de Braga. Para Miguel Alves, este estudo é bastante útil e mostra a importância da sintonia entre a visão empresarial e a visão autárquica.