FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 25 Mar 2016

Monção: Festa em Honra à Nossa Senhora da Cabeça este fim-de-semana

Este fim-de-semana o concelho de Monção está em festa. Muito concorrida por romeiros portugueses e galegos, a Festa em Honra à Nossa Senhora da Cabeça, […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Este fim-de-semana o concelho de Monção está em festa. Muito concorrida por romeiros portugueses e galegos, a Festa em Honra à Nossa Senhora da Cabeça, em Cortes, realiza-se entre os dias 26, sábado, e 29, terça-feira. O principal dia da festa é na terça-feira, reservando aos fiéis os momentos mais solenes da festividade.
Além do seu aspeto festivo, com atuação de grupos populares e orquestras galegas, a celebração da Senhora da Cabeça, logo a seguir à Páscoa, assume-se, desde muitas décadas, como uma festa dedicada ao convívio e confraternização com famílias inteiras a fazerem o “merendeiro” nas zonas sombreadas próximas da capela.
Em tempos idos, quando Monção ainda tinha a estação de comboios em funcionamento, milhares de pessoas deslocavam-se, nestes dias, da sede do concelho até ao apeadeiro de Cortes, num percurso de três a quatro quilómetros. A afluência era tanta que a CP fazia horários especiais para cobrir as necessidades da procura.
Ao caráter festivo e confraternizador da festa, junta-se uma acentuada e sentida carga religiosa. O interior da capela está sempre lindíssimo, sendo habitual a presença de crentes no “pagamento” de promessas. Por tradição, adquirem uma cabeça de cera de Nossa Senhora e cumprem o prometido na procissão ou à volta da capela.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts