FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 22 Mar 2016

Mordomo de Fontão serve almoço de Páscoa a “mais de meio milhar” de pessoas

Henrique Costa, de 50 anos de idade, foi o eleito para ser, esta Páscoa, o mordomo de Fontão, no concelho de Ponte de Lima. Sendo […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Henrique Costa, de 50 anos de idade, foi o eleito para ser, esta Páscoa, o mordomo de Fontão, no concelho de Ponte de Lima. Sendo assim, fica responsável por servir o almoço de Páscoa às pessoas da freguesia e, como explicou à Geice, tem “mais de meio milhar” de convidados confirmados.
Henrique Costa foi emigrante no Canadá e, neste momento, é empresário, sendo proprietário de supermercados. Confessa ter ficado “muito feliz” ao receber o ramo da cruz e ser assim escolhido para Mordomo de Fontão, este ano. A esposa e a filha também o acompanham nesta missão e, tendo em conta a vida atarefada que tem, contratou uma empresa para servir o almoço de Páscoa numa quinta da localidade. “Foi com muita alegria que recebi a notícia. Temos para cima de meio milhar de convidados, o almoço vai acontecer na Quinta de São Bento, num grande pavilhão, visto que eu estou limitado no meu tempo, porque tenho supermercados para gerir. Entreguei o serviço a uma empresa de Santa Marta, que vai preparar tudo”, explicou.
No menu de Páscoa, incluiu canja dourada, filetes de pescada e o tradicional cozido à portuguesa. Para a sobremesa, as centenas de convidados vão poder degustar o pão-de-ló, arroz doce, aletria, os tradicionais bolos brancos de gema, amêndoas e muito mais. Enquanto mordomo, o empresário ficou responsável pela limpeza da igreja e os serviços do sacristão, durante todo o ano. Ainda não fez as contas às despesas, mas admite que tem contado com o apoio “de todo o povo da freguesia”. “A freguesia de Fontão é muito unida, é muito amiga, e merece todo este trabalho”, refere o mordomo.
Henrique Costa também já sabe a quem vai oferecer o próximo ramo, passando a missão para organizar o almoço de Páscoa do próximo ano. Recorde-se que, em Fontão, o anúncio do mordomo é sempre uma tarefa divertida e repleta de rituais. A mulher do anfitrião que organiza o almoço de Páscoa percorre todas as mesas com um raminho de laranjeira na mão. Depois de algumas simulações, deposita o ramo nas mãos do eleito, selecionando assim o mordomo do próximo ano.
 

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts