FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 21 Abr 2016

10ª edição da Festa das Tradições prepara-se para promover usos e costumes minhotos

Em Ponte da Barca, ultimam-se os preparativos para a Festa das Tradições, evento que regressa ao concelho de 06 a 08 de maio. O certame, […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Em Ponte da Barca, ultimam-se os preparativos para a Festa das Tradições, evento que regressa ao concelho de 06 a 08 de maio. O certame, que vai já na sua décima edição, é promovido pela Câmara Municipal em colaboração com Associações, Artesãos e Ranchos Folclóricos locais e pretende, à semelhança das edições anteriores, promover os usos e costumes minhotos e estimular a sua preservação. A Festa das Tradições inclui Gastronomia, Artesanato, Ranchos Folclóricos, Rusgas, Encontros de Concertina e concurso pecuário de Raça Barrosã. Este ano, como novidade decorre também o Concurso Pecuário de gado barrosão, que tem no município de Ponte da Barca o maior número de exemplares.
Para a vereadora da cultura barquense, Sílvia Torres, o objetivo deste certame é ”elevar os saberes e os sabores do concelho” , salientando ainda que “a dinâmica e o crescimento registado ano após ano têm levado a que esta iniciativa seja procurada, cada vez mais, não só pela população local mas por muitas pessoas de outras regiões”.
O programa do evento inclui mostra de artesanato, danças e cantares regionais com Ranchos Folclóricos, Rusgas, Grupos de Bombos e Encontro de Concertinas, o Feirão de produtos locais e a gastronomia onde não vão faltar os tradicionais petiscos. Esta festa pretende apresentar pratos típicos como o caldo verde, caldo de farinha, bacalhau frito, chouriço assado, massa à lavrador ou o arroz de feijão, regados pelo vinho verde da região.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts