No final deste mês. Viana do Castelo vai expor verdadeiras “raridades” na 22ª edição da Exposição Filatélica Luso-Brasileira – Lubrapex. Entre os dias 26 de abril e 01 de maio, o Centro Cultural da cidade vai receber 220 participantes de Portugal, Brasil, Itália e Alemanha, além de contar com um congresso da FEPA – Federação Europeia de Associações Filatélicas, que representa mais de 40 países. No total, serão 15.400 folhas com selos, cartazes, postais, jornais e afins, espalhadas por 950 quadros.
Numa organização partilhada entre a Federação Portuguesa de Filatelia, Associação Filatélica e Coleccionismo do Vale do Neiva e CTT- Correios de Portugal, com a colaboração da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o evento vai trazer à cidade “raridades” no que toca a selos, cartazes, jornais, postais e afins.
Pedro Vaz Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Filatelia, realçou que Viana “tem sido uma porta aberta para a cultura” e destacou o apoio da autarquia para o acolhimento do evento. “Gostámos de descentralizar as Lubrapex’s porque fazer tudo em Lisboa e no Porto não faz sentido. Viana do Castelo tem todas as condições e infraestruturas para acolher todas as pessoas que vamos trazer ao evento”, assumiu, recordando que a primeira edição aconteceu em 1966, no Rio de Janeiro, no Brasil. “Vamos ter 15.400 folhas de formato A4 com selos, cartaz, jornais, postais antigos, bilhetes-postais de correio, blocos, tudo o que seja material postal circulante”, referiu.
Em Portugal existem cerca de 6.000 colecionadores de filatelia de novidade, cerca de 20.000 colecionadores de selos clássicos e 600 colecionadores que participam em exposições. Raúl Moreira, diretor de filatelia dos CTT – Correios de Portugal destacou a presença de filatelia representativa de Macau, Angola e Guiné-Bissau. A emissão de selos comemorativa dos 50 anos do Lubrapex conta com adornos de todos os países lusófonos e o Coração de Viana vai representar Portugal. “Teremos condições de grande valor no certame”, assegurou o representante dos CTT.
Entre as diversas classes que vão estar presentes na competição, destaque para a Filatelia Tradicional, dedicada a Portugal, Brasil, Países Africanos de Expressão Portuguesa e restantes países; História Postal; Inteiros Postais; Aerofilatelia; Filatelia Temática; Astrofilatelia; Maximafilia; Juventude; entre outros.
José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, refere o “enorme orgulho” de poder acolher esta edição da Lubrapex. “Este é um certame de cooperação na área da filatelia entre Portugal e Brasil, pelo que é com dupla responsabilidade e orgulho que acolhemos o evento, até porque assinala os 50 anos da Lubrapex”, referiu o autarca. “Para Viana do Castelo, será um momento alto em termos de cultura e colaboração com o Brasil”, indicou o socialista, assumindo já ter convidado representantes dos Governos de Portugal e do país irmão. Maria José Guerreiro, vereadora da cultura e da educação na Câmara de Viana, destacou o facto de esta ser uma exposição também virada para as escolas, acreditando que conhecer os selos e postais desta Lubrapex pode ser uma “verdadeira aula” para os estudantes da região.
A inauguração oficial da Lubrapex 2016 acontecerá no dia 26 de abril, às 21h30. No início do evento será lançada, pelos CTT, a emissão filatélica comemorativa conjunta com o Brasil, bem como o respetivo carimbo alusivo. Será também apresentado o livro com o título ‘1966-2016 – 50 anos de Exposições Lubrapex’, da autoria de Eduardo de Oliveira e Sousa.
Sérgio Marques da Silva vem do Brasil para apresentar um trabalho de filatelia para cegos, com um quadro dedicado aos invisuais, revelou ainda o responsável da Federação. Também o Congresso da Federação Europeia de Filatelia vai acontecer na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, a 30 de abril, com representantes de quatro dezenas de países.
O Lubrapex é o mais antigo dos certames que se realizam nas administrações postais e filatélicas dos dois países e é também o mais antigo e regular dos eventos filatélicos realizados em todo o mundo.