Para a edição deste ano, a comissão escolheu o “Amor” como o tema principal das Festas de Outeiro. De 28 de abril a 01 de maio, vão decorrer as Festas de S. José, Stº António e Srª do Rosário, as principais festividades da freguesia de Outeiro, no concelho de Viana do Castelo. Elisabete Gigante, da organização, explicou à Geice que a Comissão de Festas escolheu para tema deste ano o Amor, preparando uma encenação que foi transformada no cartaz deste ano. “Para o cartaz, fizemos uma encenação de uma ida à fonte de um casal de namorados. No cartaz, vemos o casal com a bilha e os irmãos a tomarem conta, porque, naquela altura, seria mal visto pela vizinhança se os irmãos não acompanhassem o casal”, declara, assegurando que também o cortejo etnográfico vai representar uma história de amor.
Anabela Carvalho, que está também envolvida na organização das Festas de Outeiro, explicou que as festas são mais antigas, mas que foi em 1980 “que começaram a juntar-se pessoas de diferentes lugares da freguesia para a sua organização”. Foi aí que a freguesia começou a unir-se em torno das festividades, juntando a animação e o lazer à vertente religiosa.”Foi a partir daí que um ou dois lugares ficaram responsáveis, todos os anos, pela organização deste evento”, refere.
Apesar do amor ser o tema, as bifanas de garrano são o verdadeiro ‘chamariz’ das festas da freguesia. “Os garranos são criados no monte e as bifanas atraem muitas pessoas porque são, de facto, muito saborosas”, garante, referindo que “muita gente de fora nos visita para provar este prato”.
O programa das festas começa dia 28 de abril, quinta-feira, com a Procissão de Velas, com saída das alminhas de S. Martinho, no lugar do Ramalhão, passando pela Capela de Santa Quitéria, no lugar de Além do Rio, seguida de eucaristia, na Igreja Paroquial, em Honra de Nossa Senhora do Rosário. A noite prolonga-se com atuação do Grupo de Bombos “Zés Pereiras de Antas” e concertinas. Sexta-feira, dia 29, a noite conta com a atuação da Orquestra Sopro de Cordas de Outeiro, seguindo-se um arraial noturno com o afamado Quim Barreiros.
No sábado da festa, tem lugar o Cortejo Etnográfico, com o tema “Amor”, e o final da tarde conta com a tradicional Corrida de Garranos. À noite, atuação da Orquestra Costa Verde. No domingo das festividades, celebração da eucaristia em Honra de S. José. Da parte da tarde, depois das 14h30, Majestosa Procissão, seguida do XXXI Festival de Folclore, que vai contar com a presença de cinco grupos.