FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 25 Abr 2016

Caminha recebe 103 alunos de 24 escolas em prova distrital do Concurso Nacional de Leitura

É já esta quarta-feira que o município de Caminha recebe 103 alunos, de 24 escolas do distrito, para a realização da prova distrital de Viana […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

É já esta quarta-feira que o município de Caminha recebe 103 alunos, de 24 escolas do distrito, para a realização da prova distrital de Viana do Castelo do Concurso Nacional de Leitura (CNL) 2016. A representar o concelho caminhense estarão 12 alunos das escolas Ancorensis Cooperativa de Ensino e Escola Básica e Secundária Sidónio Pais. Nesta prova vão ser selecionados dois finalistas a nível distrital; um concorrente do 3º ciclo e outro do secundário.
O Concurso Nacional de Leitura é a principal iniciativa do Plano Nacional de Leitura em que a Direção – Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) participa na qualidade de entidade coordenadora das Provas Distritais, realizadas por Bibliotecas Públicas Municipais. A Biblioteca Municipal de Caminha, em articulação com o Agrupamento de Escolas Sidónio Pais e a Cooperativa de Ensino Ancorensis, planeou toda a atividade, a seleção das obras a concurso; o contacto com todas as escolas concorrentes; o contacto com os patrocinadores; o convite ao Júri da prova oral; a elaboração das provas, etc.
Este Concurso de âmbito nacional desenvolve-se em três fases distintas. Durante a 1ª. fase, os concorrentes do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário candidatam-se através das respetivas escolas. No início do 2º. trimestre, cada escola designa os três alunos vencedores em cada Ciclo e são esses os candidatos às Provas Distritais. Assim, a prova distrital terá lugar durante todo o dia, sendo que a prova escrita será no edifício Paços do Concelho e a prova oral no Valadares, Teatro Municipal. Estas provas “obedecem a um formato o mais possível semelhante ao da Prova Nacional, ou seja, detêm uma forte componente de espetáculo, que integra um apresentador, prestações em palco por parte dos jovens concorrentes, um momento artístico (dança, teatro ou música) oferecido pelos jovens do concelho responsável pela Prova Distrital, um lanche ou um almoço de convívio entre adultos e adolescentes, e a distribuição de prémios, para além do diploma de participação”.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts