FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 05 Abr 2016

Conferência assinala 101 anos do nascimento de D. Maria Augusta d’Alpuim

Numa altura em que se assinalam os 101 anos do nascimento de D. Maria Augusta d’Alpuim, a Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Numa altura em que se assinalam os 101 anos do nascimento de D. Maria Augusta d’Alpuim, a Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo vai ser palco de uma conferência sobre D. Miguta, como era carinhosamente chamada. Pelas 11 horas deste sábado, o orador Artur Anselmo apresenta “Maria Augusta d’Alpuim: Humanismo e Solidariedade”.
Maria Augusta d’Alpuim, nascida a 5 de Abril de 1915, foi uma individualidade que intensamente se referenciou como católica pela fé e pelas obras, ao colaborar ativamente em vários organismos ligados à Igreja e em variadíssimas iniciativas de solidariedade social.  Afirmou-se ainda como pedagoga, figura pública e escritora de reconhecidos méritos.
Ainda jovem, fundou a Juventude Católica Feminina, movimento em que, durante dez anos, exerceu vários cargos de responsabilidade diretiva. Foi professora de Religião e Moral no Liceu e na Escola Técnica e, em 1975, foi co‐fundadora do Jardim de Infância Nun’Álvares, mais tarde convertido no Infantário de Santo António e, nesse mesmo ano, foi também a fundadora, na região, da Associação escutista “Guias de Portugal”, movimento que dirigiu.
Maria Augusta d’Alpuim esteve à frente da Casa dos Rapazes desde a sua fundação, tendo ficado conhecida pelo ambiente afetivo indispensável àquela instituição de grande alcance social.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts