Numa altura em que se assinalam os 101 anos do nascimento de D. Maria Augusta d’Alpuim, a Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo vai ser palco de uma conferência sobre D. Miguta, como era carinhosamente chamada. Pelas 11 horas deste sábado, o orador Artur Anselmo apresenta “Maria Augusta d’Alpuim: Humanismo e Solidariedade”.
Maria Augusta d’Alpuim, nascida a 5 de Abril de 1915, foi uma individualidade que intensamente se referenciou como católica pela fé e pelas obras, ao colaborar ativamente em vários organismos ligados à Igreja e em variadíssimas iniciativas de solidariedade social. Afirmou-se ainda como pedagoga, figura pública e escritora de reconhecidos méritos.
Ainda jovem, fundou a Juventude Católica Feminina, movimento em que, durante dez anos, exerceu vários cargos de responsabilidade diretiva. Foi professora de Religião e Moral no Liceu e na Escola Técnica e, em 1975, foi co‐fundadora do Jardim de Infância Nun’Álvares, mais tarde convertido no Infantário de Santo António e, nesse mesmo ano, foi também a fundadora, na região, da Associação escutista “Guias de Portugal”, movimento que dirigiu.
Maria Augusta d’Alpuim esteve à frente da Casa dos Rapazes desde a sua fundação, tendo ficado conhecida pelo ambiente afetivo indispensável àquela instituição de grande alcance social.