FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 04 Abr 2016

GNR promove “Censos Sénior” e faz levantamento das pessoas portadoras de deficiência

Durante todo o mês de abril, a Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza, em todo o território nacional, mais uma edição dos “Censos Sénior”. O programa […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Durante todo o mês de abril, a Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza, em todo o território nacional, mais uma edição dos “Censos Sénior”. O programa visa identificar a população idosa que vive sozinha e/ou isolada e, este ano, pela primeira vez, será feito um levantamento das pessoas portadoras de deficiência, informando as entidades competentes das situações de potencial perigo.
“Censos Sénior” é uma operação da GNR que pretende atualizar os registos das edições anteriores e identificar novas situações. Durante a operação, serão realizadas ações de sensibilização para que os mais velhos adotem comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes. Os militares da GNR farão ainda a divulgação do programa “Residência Segura”, que permite recolher os elementos necessários para a elaboração do mapa da região, com a localização georreferenciada de todas as residências aderentes ao projeto. Esta identificação geográfica torna mais eficaz as ações de patrulhamento e a vigilância dos militares da GNR, tornando ainda mais rápida a resposta em casos de urgência.
Recorde-se que, no ano passado, a GNR identificou um total de 39.216 idosos que viviam sozinhos e/ou isolados. Só no distrito de Viana do Castelo, foram assinalados um total de 921 idosos. A nível nacional, os distritos mais preocupantes eram Beja, com 3.914 idosos a viverem sozinhos ou em locais isolados e Viseu, com 3.755 pessoas nessas condições.
Entre os números nacionais registados no ano transato, 23.996 idosos vivem sozinhos; 5.205 vivem isolados; 3.288 vivem sozinhos e isolados; 6.727 não enquadrados nas situações anteriores, mas em situação de vulnerabilidade fruto de limitações físicas e/ou psicológicas.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts