Em Melgaço, estão encontrados os documentários nomeados para o prémio Jean Loup Passek, atribuído pelo Festival Filmes do Homem. A segunda edição deste galardão, subordinada ao tema “Identidade, memória e fronteira”, contempla uma seleção composta por treze longas-metragens e treze médias e curtas-metragens, numa participação que excede os resultados da primeira edição.
Entre as longas-metragens selecionadas encontram-se filmes oriundos de Portugal, Irão, China, Israel, Suécia, Espanha, França e Alemanha, sendo que 3.000 euros é o valor do prémio para a melhor longa-metragem. Na área competitiva dedicada às médias e curtas-metragens o prémio é de 1.500 euros e encontram-se nomeados filmes provenientes de Portugal, Palestina, Austrália, Reino Unido, Canadá, Alemanha, Polónia, Irão, Brasil e Israel. Os filmes portugueses em prova concorrem, ainda, a uma distinção dedicada à produção nacional no valor de 1.000 euros.
O Prémio Jean Loup Passek é uma homenagem ao escritor e crítico de cinema francês que doou parte do seu espólio ao município de Melgaço.
Os filmes nomeados serão exibidos durante o festival FILMES DO HOMEM, que acontece entre os dias 2 e 7 de agosto, em Melgaço. O festival é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Melgaço e da AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual, que pretende promover e divulgar o cinema etnográfico e social com especial enfoque, nesta edição, nas questões de identidade, memória e fronteira.
Esta é também uma forma de dinamizar o Museu de Cinema de Melgaço Jean Loup Passek, inaugurado em 2005, onde se encontra o espólio que o cinéfilo francês doou ao município.