FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 15 Mai 2016

Escultura de José Rodrigues dedicada ao Cervo é destaque do “Museus Fora de Portas”

Em Vila Nova de Cerveira, está a decorrer a 3ª edição do “Museus Fora de Portas”, que se prolonga até esta quarta-feira, e a escultura […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Em Vila Nova de Cerveira, está a decorrer a 3ª edição do “Museus Fora de Portas”, que se prolonga até esta quarta-feira, e a escultura “O Cervo”, de José Rodrigues, é a essência deste evento. A imponência da obra, da localização e da relação com o rio Minho vai envolver diversos públicos para um debate mais alargado sobre a carga cultural que a paisagem absorve.
Uma vez mais, o Aquamuseu do Rio Minho, o Museu da Bienal de Cerveira, o Convento de Sampaio e a Câmara Municipal unem esforços para promover os museus junto da comunidade local e, desta vez, com um tema muito próximo dos cerveirenses: olhar para o Cervo altaneiro sobre a Serra da Gávea, símbolo por excelência do município.
Esta quarta-feira à tarde, será promovida uma mesa redonda sob o tema da “Apropriação simbólica da paisagem: do José Rodrigues ao IKEA”. 30 Anos volvidos sobre a implantação da Escultura do Cervo por José Rodrigues, o local e a escultura em si tornaram-se ícones da paisagem e identidade cerveirense e do Alto Minho. A proposta é refletir sobre este percurso de apropriação simbólica através de diferentes abordagens e cruzando as perfectivas da geografia, história, arte, marketing e publicidade.
Na terça-feira, a 17 de maio, no Largo do Terreiro, os alunos das escolas de Vila Nova de Cerveira são desafiados a participar no atelier “A minha Paisagem”, com a realização de duas atividades: a criação da sua t-shirt (individual) e a formação de um painel que ficará em exposição no Largo do Terreiro, recorrendo à técnica base de impressão por gravura (coletivo).
O ‘Museu Fora de Portas’ promete um contacto direto entre comunidade e museus fora do espaço formal, suscitando diálogo e interação sobre o território, a cultura e a sociedade.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts