Este ano, com a reposição do feriado nacional do Corpo de Deus, o concelho de Monção promete voltou a celebrar em grande a Festa da Coca entre os dias 25 e 29 de maio. O programa, como habitual, reserva um conjunto variado de iniciativas recreativas e solenes com acentuada carga religiosa.
O programa começa na quarta-feira à noite, dia 25, pelas 22h00, com verbena do Grupo “Roconorte” e sessão de fogo-de-artifício, conhecendo, no dia seguinte, quinta-feira, feriado nacional e municipal, dois dos momentos mais marcantes destas festividades: Eucaristia e Procissão Solene do Corpo de Deus e tradicional combate entre S. Jorge e a Coca.
O dia de feriado começa com entrada do Grupo de Bombos de Abedim e do Grupo de Bombos Amigos de S. Pedro de Mazedo (9h30), arruada da Coca (10h00) e entrega de condecorações e títulos honoríficos a cidadãos e instituições de mérito, cerimónia que decorrerá no Museu do Alvarinho pelas 11 horas. Este ano, a proposta da comissão de parecer para cidadãos de mérito/medalha de prata recaiu em António Augusto Fontainhas Fernandes, reitor da UTAD, Comendador António Gonçalves Gomes (a título póstumo), e Arturo Grandal Vaqueiro, Alcalde de Salvaterra de Miño. Como instituições de mérito/medalha de cobre serão distinguidas a Associação de Marinheiros e ex- Marinheiros da Armada da Região Minhota e o Clube de Cicloturismo de Monção.
A Fanfarra Deu-la-Deu de Monção entra pelas 16h30, seguindo-se a eucaristia e Procissão Solene do Corpo de Deus às 17 horas e o espetáculo “São Jorge e o Dragão” ao final da tarde, com o tradicional combate entre S. Jorge e a Coca, no anfiteatro do Souto, às 19 horas.
O terceiro dia de festa, sexta-feira, está inteiramente dedicado à abertura do Núcleo Museológico da Torre de Lapela. A partir das 19h00, realiza-se o ato solene de inauguração e convívio aberto à população, com animação a cargo de cuspidores de fogo, saltimbancos e malabaristas.
No sábado, o dia começa pelas 10 horas, com caminhada interpretativa da Coca pelo centro histórico, organização da Associação Raia e concentração na Praça Deu-la-Deu Martins, seguindo-se, uma hora mais tarde, a entrega de prémios do Concurso de Escrita “Era uma vez ….um castelo”, na Biblioteca Municipal de Monção. Pelas 15 horas, tem lugar o desfile pelo centro histórico das bandas filarmónicas participantes no Festival Ibérico de Bandas que decorre pelas 21h30, na Praça Deu-la-Deu Martins. Com início às 17h30 e às 23h30, realiza-se a II edição da Coca`in`Festa, no Largo do Loreto.
O último dia das festividades, que todos os anos encaminha milhares de pessoas à Terra de Deu-la-Deu, Alvarinho e Termas, engloba, pelas 9h00, a “XI Rota da Coca”, passeio de BTT organizado pelo Clube de Cicloturismo de Monção, e pelas 16h00, o Cortejo Etnográfico das Freguesias, verdadeiro repositório da identidade monçanense que percorrerá as ruas do centro histórico.