FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 16 Jun 2016

Capitania do Porto de Viana do Castelo “satisfeita” com dispositivo da época balnear

Raúl Risso, comandante da Capitania do Porto de Viana do Castelo, está “bastante satisfeito” com o dispositivo da época balnear que arrancou esta quarta-feira, dia […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Praia do Lumiar, concelho de Viana do Castelo, Portugal
Raúl Risso, comandante da Capitania do Porto de Viana do Castelo, está “bastante satisfeito” com o dispositivo da época balnear que arrancou esta quarta-feira, dia 15 de junho, com “vistorias e verificação dos equipamentos que vão estar abertos durante a época balnear”. “Para já, estamos bastante satisfeitos”, garantiu o capitão. Para este Verão, abriram 12 concessões que contam, cada uma, com dois nadadores-salvadores, em Afife, Arda, Paçô, Carreço, Praia Norte, Foz do Lima, Argaçosa, Luziamar, Cabedelo, Rodanho, Amorosa e Castelo do Neiva. Pela primeira vez, este ano estão instaladas duas motas de água no concelho, uma na Praia do Cabedelo e outra na praia fluvial da Argaçosa. Raúl Risso explicou que o Cabedelo “é o segundo spot do kitesurf a nível europeu”, o que exige “cuidado redobrado” nessa praia, por causa da normal afluência de banhistas.
“Vamos ter uma equipa da Polícia Marítima em bicicleta que vai andar em todas as praias em que seja permitido, aproveitando também as novas condições da ecovia, que está quase toda montada”, explicou o comandante, referindo que o dispositivo conta também com duas novas moto-4 e a também com a embarcação salva-vidas de Viana do Castelo, que é “o salva-vidas mais importante que temos a norte de Portugal e o que tem mais capacidade de se afastar da costa”.
 “Esperemos que voltemos a ter os melhores resultados, sem vítimas mortais”, considerou o responsável, apelando à “cultura da segurança” por parte dos veraneantes. “Peço para que as pessoas tenham determinados cuidados quando se dirigem às praias, para que tudo corra pelo melhor”, assumiu o comandante.
“É importante que as pessoas tenham consciência de que a segurança tem de estar em primeiro lugar. Entre os conselhos, destacam-se o facto de se dever evitar a exposição ao sol entre as 11 e as 17 horas, nadar paralelamente à costa e nunca contra a corrente, procurar praias vigiadas, respeitar as autoridades e os nadadores-salvadores, respeitar a cor vigente nas bandeiras, manter a limpeza da praia e não retirar a vegetação das dunas.
Em Viana do Castelo, o concelho conta, este ano, com oito praias “Bandeira Azul”. O galardão foi atribuído às praias de Afife, Arda (Mariana), Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo de Neiva, premiando a qualidade das praias vianenses. O Galardão Bandeira Azul é uma distinção atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental a praias marítimas e fluviais e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts