FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

15 Jun 2016

Feira Medieval enche centro histórico de Viana com colaboração de 30 coletividades

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Na Feira Medieval de Viana do Castelo, que começa esta quinta-feira e se prolonga até domingo, são cerca de 30 as coletividades envolvidas. Ricardo Simões, […]

Na Feira Medieval de Viana do Castelo, que começa esta quinta-feira e se prolonga até domingo, são cerca de 30 as coletividades envolvidas. Ricardo Simões, do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, entidade que está responsável pela dinamização do evento, explicou à Geice que “entre grupos participantes e associações culturais de Viana do Castelo, são 30 diferentes organizações”, revelando que este número inclui o Teatro do Noroeste, grupos convidados e “uma grande adesão de um número considerável de associações do concelho”.
“Esse é o fator distintivo da Feira Medieval de Viana. Existem muitas feiras medievais pelo país, a de Viana não quer competir com ninguém, não quer tirar lugar a ninguém, e também não precisa, porque é realmente única. Noutras feiras percebemos que são quase um ‘franchising’, com grupos profissionais. Aqui, os grupos convidados são uma minoria, escolhidos a dedo, e a grande maioria do trabalho é feito pelos grupos locais e pelo Centro Dramático de Viana”, reforça o responsável da entidade que criou a animação da feira.
 “Vamos ter o jogo do pau, trovadores, cantadeiras, danças medievais, entre muitas atividades e valências que as associações desenvolvem no seio da sua atividade. Muitas associações preparam estas atividades em exclusivo para a nossa Feira Medieval”, reforçou, destacando “a vontade e o entusiasmo” de todos os participantes. “A Feira Medieval de Viana do Castelo está cada vez mais catita, cada vez mais única. É nossa, é de Viana, com coisas e gentes de Viana, o que lhe dá um cunho muito especial”, reforça Ricardo Simões.
Já esta quinta-feira à noite acontece a inauguração da Feira Medieval. O cortejo de abertura tem início no Largo Maestro José Pedro, pelas 21h30, e a Receção a El-Rei D. Afonso III acontece pelas 22 horas, na Praça da República, terminando com a Queimada Galega, à meia-noite, na Praça da Erva. No segundo dia, sexta-feira, o evento vai incluir música medieval, danças orientais, demonstração de falcoaria, os bombos da corte, a dança de roda, o Coral Medievo das Cantadeiras do Vale do Neiva, trovadores e representações teatrais, em momentos que vão acontecer um pouco por todo o centro histórico da cidade e que se vão repetir ao longo do fim-de-semana. Já no sábado, um dos destaques vai para a Outorga do Foral Afonsino de Viana, às 22h30, na Praça da República. A fechar o evento, no domingo, o Festim da Derradeira acontece também na praça rainha da cidade, pelas 20 horas.
Da lista de entidades e associações participantes na Feira Medieval de Viana do Castelo fazem parte a Animal Experience Associação, Associação Cultural de Chafé, ATIVAsénior – Oficina de Teatro com Seniores, ATIVAjúnior – Oficina de Teatro com Jovens do Teatro do Noroeste – CDV, ATL – Centro Social e Paroquial Sta. Maria Maior, Boca de Cão – Teatro de Rua e Formas Animadas, Bombos da Côrte – Viana Bombos Casa dos Rapazes, Cantadeiras do Vale do Neiva, Casa dos Nichos – Núcleo Museológico, Creche e Jardim de Infância de Chafé, Enquanto Navegávamos – Oficina de Teatro de Ex-Trabalhadores dos ENVC, Escola Secundária de Monserrate – Viana do Castelo, Gambuzinos – Música Medieval, Grupo de S. Paulo da Cruz de Barroselas, Grupo de Danças e Cantares de Perre, Jardim de Infância de Vila Franca, Objectos Misturados, Oficinas do Gabinete de Atendimento à Família de Viana do Castelo, Oficina de Teatro Lucilo Valdez – Centro Cultural do Alto Minho, Projeto Medieval – Oficina de Teatro de Rua do Teatro do Noroeste – CDV, Museu do Traje de Viana do Castelo, S.A. Marionetas, Saltincontos, Teatro do Noroeste – CDV, e Tribo Ta-Meri e ZEPAM Associação Musical.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts