O município de Monção faz parte de um grupo de municípios que quer promover a empregabilidade jovem através de uma parceria com a Universidade do Porto. A assinatura do protocolo de colaboração, que contemplou também os municípios de Vizela, Santa Maria da Feira, Espinho e Fafe, aconteceu no início da semana, no salão nobre da Universidade do Porto na presença do reitor, Sebastião José Cabral Feyo de Azevedo.
Paulo Esteves, vereador das atividades culturais da autarquia de Monção, enalteceu a importância desta parceria e sublinhou os ganhos para os alunos monçanenses que, desta forma, passam a contar com uma plataforma fundamental para garantir maior contato e aproximação ao tecido empresarial.
O responsável referiu que o principal objetivo é que os estudantes conheçam o que se faz nas empresas e que as empresas conheçam as potencialidades dos estudantes, aumentando a probabilidade de haver ligações de interesses entre as empresas e os estudantes.
Já o reitor da Universidade do Porto afirmou que serão várias as oportunidades que irão surgir para potencializar a empregabilidade. Deu como exemplos feiras de emprego, contactos formais dos estudantes, estágios e ter as empresas a anunciarem o tipo de competências que precisam para os estudantes concorrerem.
O pró-reitor da Universidade do Porto para a dimensão social do apoio aos estudantes e empregabilidade, Manuel Fontes de Carvalho, considerou esta iniciativa “extraordinariamente positiva” e avançou que, de momento, existem concretizados 40 protocolos com diversas câmaras municipais no país.