FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 26 Jun 2016

Programa da recriação do Recontro de Valdevez apresentado na Estação de S. Bento, no Porto

Na comemoração do centenário da estação de S. Bento, o Recontro de Valdevez sai da parede para apresentar a recriação que vai ter lugar em […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Na comemoração do centenário da estação de S. Bento, o Recontro de Valdevez sai da parede para apresentar a recriação que vai ter lugar em Arcos de Valdevez de 8 a 10 de julho. Esta quarta-feira, o presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Esteves, e as Infraestruturas de Portugal apresentam o programa completo do Recontro Valdevez na estação de São Bento, no Porto, numa verdadeira alegoria do encontro. Representado no painel de azulejos da estação de S. Bento, o Recontro de Valdevez ganha vida a 29 de junho para a apresentação do programa da recriação histórica. A performance com música e dança da época conta ainda com as personagens medievais de D. Afonso Henriques, D. Afonso VII, respetivas guardas e escudeiros.
Em 1141, os exércitos de Afonso Henriques, futuro primeiro rei de Portugal, e os de seu primo Afonso VII de Leão e Castela encontram-se no Vale do Rio Vez, protagonizando um dos momentos mais importantes da fundação da nacionalidade, o Recontro de Valdevez. Esta espécie de contenda/torneio medieval evitou uma batalha quase certa que deu uma importante vantagem aos portucalenses e às ambições autonomistas do seu jovem monarca.
875 anos mais tarde, o município de Arcos de Valdevez leva a efeito uma recriação histórica do Recontro de Valdevez. O autarca arcuense garante que “a vila minhota recorda esse momento referencial da História Portuguesa, utilizando para o efeito o cenário do Paço de Giela”, afirmando que este “Monumento Nacional recentemente reabilitado acolherá uma verdadeira viagem à idade média e ao século XII.”
O Município arcuense, em parceria com a Infraestruturas de Portugal, leva a cabo a apresentação pública do evento no átrio principal da Estação de S. Bento, no Porto, pelo facto de neste espaço estar representado em azulejo, no painel de maior dimensão aí existente, o Recontro de Valdevez, numa notável criação de Jorge Colaço, datada de inícios do século XX.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts