FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 27 Jun 2016

Santa Marta de Portuzelo recordou “As voltas que o linho dá”

Em Santa Marta de Portuzelo, realizou-se mais uma atividade inserida no ciclo “As voltas que o linho dá”. Na passada sexta-feira aconteceu a “Arrincada”, que […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Em Santa Marta de Portuzelo, realizou-se mais uma atividade inserida no ciclo “As voltas que o linho dá”. Na passada sexta-feira aconteceu a “Arrincada”, que contou com a presença de várias pessoas interessadas em reviver esta atividade tão tradicional da freguesia do concelho de Viana do Castelo.
Segundo fonte do executivo santamartense, “foi um momento muito enriquecedor, com os ensinamentos das sábias senhoras que desde ‘A Sementeira’ agarraram esta ideia e quiseram transmitir aquilo que faziam quando eram mais novas”. A atividade contou ainda com a presença das crianças que frequentam o ATL do Centro Escolar e que assim tiveram o seu primeiro contacto com o linho.
José Costa e Célia Marques, dois santamartenses que estão envolvidos em trabalhos de investigação no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, marcaram presença no evento. Os dois investigadores escolheram o linho e Santa Marta de Portuzelo como temas para desenvolver trabalhos de relevo no âmbito da cultura do linho e da relação que os idosos têm com as atividades realizadas outrora. Por isso, considera o executivo, “estão lançadas as primeiras sementes para a criação, por parte da Junta de Freguesia, de programas de apoio ao envelhecimento ativo”.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts