FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 09 Jun 2016

“Somos todos Romaria” vai destacar gentes “que dão vida à maior romaria de Portugal”

Este ano, o projeto “Somos Todos Romaria”, a  marca oficial da Romaria d’Agonia, vai mostrar os bastidores dos quadros mais importantes, descobrindo as gentes que […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Este ano, o projeto “Somos Todos Romaria”, a  marca oficial da Romaria d’Agonia, vai mostrar os bastidores dos quadros mais importantes, descobrindo as gentes que dão vida à maior romaria de Portugal, trabalhando em total dedicação nos vários quadros e procissões, que a tornam verdadeiramente única no mundo. O projeto de promoção de 2016 vai levar a festa às várias plataformas digitais, com mais informação, divulgando sobretudo o que se passa, dia a dia, até às mais pequenas curiosidades.
Com o objetivo de promover a maior romaria de Portugal de forma interativa e envolvendo as redes sociais, é ainda lançada a segunda edição da revista digital da Romaria e o filme promocional de 2016. “Queremos que se conheça mais e melhor desta festa e que chegue ainda mais longe de uma forma inovadora”, garante a direção da VianaFestas.
Recorde-se que, em 2013, a romaria vianense recebeu a Declaração de Interesse para o Turismo. A Romaria d’Agonia junta-se à história da igreja d’Agonia. Data de 1674 a história da igreja em honra da padroeira dos pescadores. Na altura, foi edificada uma capela em invocação ao Bom Jesus do Santo Sepulcro do Calvário e, um pouco acima, uma capelinha devota a Nossa Senhora da Conceição. Hoje, o nome da santa está associado à rainha das romarias e às múltiplas tradições da maior festa popular de Portugal: a romaria em honra de Nossa Senhora da Agonia, nascida em 1772 da devoção dos homens do mar vindos da Galiza e de todo o litoral português para as celebrações religiosas e pagãs, que acontecem sempre na semana do dia 20 de Agosto.
Durante a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, a Procissão ao Mar e ao Rio e as ruas da Ribeira, enfeitadas com os tapetes floridos, são testemunhos da profunda devoção religiosa, com o feriado municipal de 20 de agosto a ser o dia mais dedicado à fé. A etnografia minhota tem destaque no Desfile da Mordomia, sempre à sexta-feira, no Cortejo Histórico e Etnográfico e na Festa do Traje, com os diversos trajes minhotos, entre trajes de noiva, mordoma e lavradeira, sempre acompanhados por obras de arte em ouro. A música, o folclore, os bombos e as concertinas prometem garantir a animação.
Entre os dias 19 e 21 de agosto, as Festas de Viana do Castelo trazem à cidade milhares e milhares de visitantes. De acordo com o programa provisório, sexta-feira, dia 19 de agosto, acontece o Desfile da Mordomia, às 10 horas da manhã, e a Procissão Solene da Senhora d’Agonia, pelas 16h30. No sábado, feriado de 20 de agosto, Solene Celebração Eucarística, seguida de Procissão ao Mar e ao Rio, a partir das 14h30, e Festa do Traje no Centro Cultural, pelas 22 horas. O terceiro e último dia de festa, domingo, será marcado pelo Cortejo Histórico e Etnográfico, às 16 horas, e a afamada Serenata, ao bater da meia-noite.
 

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts