Este sábado, os militares do Comando Territorial de Viana do Castelo detiveram cinco indivíduos, com idades compreendidas entre os 25 e os 49 anos, indiciados pelo crime de tráfico de estupefacientes e posse ilegal de armas, nos concelhos de Viana do Castelo, Caminha e Vila Nova de Cerveira, e uma cidadã, com 55 anos, por posse de arma de fogo ilegal e diversas munições.
A investigação, levada a cabo por militares do Núcleo de Investigação Criminal de Viana do Castelo, teve início em fevereiro e culminou com a realização, durante a manhã deste sábado, de 19 buscas (9 domiciliárias e 10 não domiciliárias) que permitiram a desativação de cinco plantações de canábis, duas das quais instaladas no interior das residências. A operação envolveu 80 militares e contou com o apoio da Unidade de Intervenção e do Comando Territorial de Braga.
Das buscas resultou a apreensão de cinco viaturas, um motociclo, estupefacientes diversos, para além de 1.000 doses de cocaína, 250 doses de MDMA, 400 doses de liamba, 200 doses de Haxixe, 10 doses de Ecstasy e 50 pés de canábis. Foram ainda apreendidas 2 Armas de fogo (espingarda cal 12 e cal 9 mm); 2 Armas de ar comprimido cal 5,5; 150 Munições de diversos calibres; 5 Telemóveis; 2 Computadores portáteis e 1 Tablet; 3 Balanças; 5 Televisores/monitores LCD; 4 Armas brancas; diversos artigos relacionados com o cultivo, preparação e crescimento de plantas de canábis (fertilizantes, equipamento de climatização como projetores, estufas, termo ventiladores, extratores, etc.); e 16 500 euros em notas.
Quatro dos detidos foram restituídos à liberdade depois de cumpridas as formalidades legais, sendo notificados para comparecerem no Tribunal Judicial da Comarca de Viana do Castelo. Os restantes dois detidos ficam sob a custódia desta Guarda para serem apresentados no mesmo Tribunal na segunda-feira de manhã.