Com o objetivo de apoiar e potenciar a economia local, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, em parceria com a DTE – Instalações Especiais, S.A., vai avançar com a instalação de rede de fibra ótica nos pólos industriais do concelho.
Esta rede de comunicações eletrónicas de alta velocidade vai permitir que todas as empresas instaladas nos pólos se conectem em pontos de presença de quase todos os operadores de telecomunicações, dotando de melhores condições ao nível das tecnologias de informação.
Destacando um grande investimento para o Município, o edil cerveirense explica que esta medida era prioritária para a dinamização da atividade empresarial e social do concelho, no contexto territorial do Alto Minho e área transfronteiriça Norte de Portugal-Galiza. Fernando Nogueira realça que a instalação da fibra ótica nos pólos industriais vai disponibilizar serviços avançados de banda larga para combater a infoexclusão, promover a igualdade de oportunidades e de acesso público à banda larga, corrigir assimetrias de acessibilidade a comunicações e expandir a iniciativa empresarial.
Os dois pólos industriais, localizados nas freguesias de Campos, Vila Meã e Cornes, apresentam um total de 127 lotes estando aí instaladas cerca de 40 empresas e empregando mais de 2000 trabalhadores. Regista-se uma forte incidência de indústrias da construção de componentes automóveis e de indústria naval. Vila Nova de Cerveira disponibiliza ainda potencial de crescimento ao nível industrial com o Parque do Fulão completamente pronto para utilização e instalação de interessados ao longo de 44 lotes, representando cerca de 31ha.