Inaugura este sábado, pelas 17 horas, a 36ª edição da Feira do Livro de Viana do Castelo, a acontecer no Jardim Público. A edição deste ano conta com 60 stands disponíveis, sendo que 50 pertencem a livreiros e os outros 10 a associações locais. Maria José Guerreiro, vereadora com o pelouro da cultura na Câmara de Viana, assume que esta edição quer atrair um leque mais alargado de pessoas, pelo que vai incluir cerca de 70 eventos, entre a animação infantil, apresentação de livros, exposições, música, teatro e dança, programas de rádio, sessões de autógrafos e workshops e oficinas.
Entre os workshops e oficinas disponíveis, destaque para “Linogravura / carimbo – A minha história de imagens”, que acontece às 18 horas de domingo. Depois, “Impressão marmoreada e encadernação japonesa – constrói o teu caderno”, a 23 de julho, “Impressão em gelatina e encadernação japonesa – constrói o teu caderno”, a 24, “Conta o teu conto – oficina criativa”, a 26, 27 e 28 de julho, “Gravura em cuvetes – O meu personagem preferido”, também dia 28, e “Linogravura / carimbo – O meu ex-libris”, no dia 30 de julho.
No que toca a apresentações de livros e sessões de autógrafos, segunda-feira, dia 18 de julho, a Biblioteca Municipal acolhe a apresentação de “Actas da Jornada Abel Viana, paixão pela arqueologia: (1896-1964)”, pelas 18 horas; no dia 21 de julho, pelas 21 horas, o Stand da livraria Antunes Livreiros acolhe Ana Coelho-Moreira com a obra “As falas da face – processo Casa Pia: aplicação da análise a expressão facial à luz do direito penal português” e, no mesmo stand, dia 30 de julho, sábado, pelas 21h30, Pedro Chagas Freitas estará disponível para uma sessão de autógrafos.