FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 28 Jul 2016

Vila Praia de Âncora homenageia 700 pescadores que andaram na faina do bacalhau

Entre 05 e 07 de agosto, Vila Praia de Âncora vai prestar homenagem aos mais de 700 pescadores do concelho caminhense que andaram na faina […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Entre 05 e 07 de agosto, Vila Praia de Âncora vai prestar homenagem aos mais de 700 pescadores do concelho caminhense que andaram na faina do bacalhau com mais uma edição do “Viagens à Terra Nova”. Para o município de Caminha, o evento é um tributo a todos os pescadores do concelho que andaram na faina e é também uma forma de atrair visitantes ao concelho e de promover a economia local.
O programa apresenta Street Art; um espaço de Memórias, com o lançamento do livro “Viagens à Terra Nova – Memórias de um Tempo”; muita música, com o Festival de Habanera e Outras Canções, e o concerto Viagens pelo Mar; além da boa gastronomia, com destaque para a “Aposta Bacalhau”, em cerca de três dezenas de restaurantes.
O certame abre no dia 05 de agosto, no Forte da Lagarteira, com o Festival da Canção Marinheira – Festival Bienal de Habanera e Outras Canções, com a participação do Orfeão de Vila Praia de Âncora, Agrupación Coral Polifónica de A Guarda – Espanha, Grupo Folclórico Vento Mareiro – Espanha. O espetáculo, cuja temática é o mar, vai decorrer pelas 22 horas.
O momento cultural que se segue é o lançamento do livro da historiadora e investigadora ancorense, Aurora Botão Rego, que mostra o trajeto de 740 pescadores de bacalhau do concelho de Caminha, nomes, rostos, memórias, alcunhas, barcos das viagens rumo a águas longínquas em busca do “fiel amigo” , sendo a maioria proveniente da comunidade piscatória de Vila Praia de Âncora. O lançamento deste livro cuja edição pertence à Câmara Municipal de Caminha vai decorrer no dia 06 de agosto, pelas 18 horas, no Forte da Lagarteira.
O evento termina com mais um momento musical, com o Concerto Viagens pelo Mar, com a participação do Odaiko Percussion Group e Banda Musical Lanhelense. Este espetáculo terá lugar no dia 07, na Praça da República, pelas 22 horas.
Para além de todos os momentos culturais, no Viagens à Terra Nova o visitante vai poder apreciar as várias formas de confecionar o bacalhau nas três dezenas de restaurantes que aderiram ao “Aposta Bacalhau”.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts