FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 16 Ago 2016

Autarquia de Arcos de Valdevez pede apoio para áreas afetadas pelos incêndios

O presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez solicitou ao Governo apoios para recuperar as áreas ardidas e para as pessoas afetadas. Aproveitando as […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez solicitou ao Governo apoios para recuperar as áreas ardidas e para as pessoas afetadas. Aproveitando as visitas desta segunda-feira do Primeiro-Ministro e dos Ministros da Administração Interna, do Ambiente e da Agricultura à área do incêndio no Parque Nacional Peneda-Gerês, o autarca João Manuel Esteves solicitou apoios para o município. O autarca pediu ajuda imediata para os agricultores e para a renaturalização do território, limpeza das áreas ardidas, recuperação de infraestruturas e acessos e limpeza de linhas de águas.
O autarca agradeceu ainda o trabalho dos Bombeiros Voluntários, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Força Especial de Bombeiros-Canarinhos, Sapadores Florestais, GNR e populares. Referiu que “apesar da gravidade da situação e dos escassos ou falta de meios de combate ao incêndio, foi possível evitar a perda de vidas humanas e de habitações”. Referiu também que “é necessário proceder a alterações nas estratégias de prevenção, combate e coordenação de meios para tornar mais eficaz a luta contra os incêndios florestais”.
Solicitou a intervenção a curto e médio prazo do Governo para aproximar a gestão das áreas protegidas das pessoas e do território; ordenar o território envolvendo os baldios, a áreas submetidas ao Regime florestal e os privados; reforçar as equipas de sapadores e os meios terrestres e aéreos; apoiar o Plano de Valorização do Parque Nacional da Peneda-Gerês, elaborado pelas 5 Autarquias e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas – ICNF, que prevê investimentos na promoção do Parque, valorização económica dos produtos locais, agropecuária, comércio, turismo de natureza e apoio à fixação de jovens; e medidas de conservação da natureza. O Governo comprometeu-se apoiar estas iniciativas.
 

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts