Para comemorar os 50 anos do monsenhor António Fernandes Gonçalves enquanto pároco da freguesia de Alvarães, no concelho de Viana do Castelo, foi preparada uma biografia “surpresa” sobre a vida e história do reitor. José Maria Pinto, autor da publicação, assegurou à Geice que apenas duas semanas antes do lançamento da biografia é que o pároco alvaranense teve conhecimento da mesma. No livro o autor passa pelos anos que unem António Gonçalves a Alvarães, entre 1966 e 2016, contando também histórias da infância do monsenhor e da entrada do mesmo no seminário. Com a ajuda dos familiares do padre, tudo foi preparado de forma a ser uma verdadeira surpresa, culminando numa cerimónia que aconteceu este domingo à tarde.
José Maria Pinto nasceu em Fragoso e vive em Alvarães há quarenta anos, tendo uma relação “de amizade” com o pároco da freguesia vianense. “Gosto de participar na vida cultural e social da comunidade onde estou inserido. Surgiu a hipótese de escrever esta biografia, para o homenagearmos, e foi assim que nasceu a ideia, há poucos meses”, indicou o responsável.
Considera o autor que Alvarães ”está a viver um momento único da sua história”, porque há duas semanas foi publicada a nova monografia da freguesia e agora surge este livro de homenagem ao pároco que há meio século presta serviço na localidade.
Só depois de estar tudo pronto, uma semana antes, é que o pároco teve conhecimento desta obra. O autor do livro reuniu com familiares de António Fernandes Gonçalves, recolheu testemunhos e teve acesso a um espólio fotográfico “valioso”.
O padre está há 50 anos em Alvarães e, antes disso, apenas exerceu a missão numa freguesia de Melgaço. José Maria Pinto reconhece que o pároco recebeu esta biografia “com emoção”.