FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 31 Ago 2016

Câmara de Cerveira quer atribuição da mais alta condecoração municipal aos Bombeiros Voluntários

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira quer atribuir a mais alta condecoração municipal aos Bombeiros Voluntários do concelho. O executivo municipal aprovou, em […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira quer atribuir a mais alta condecoração municipal aos Bombeiros Voluntários do concelho. O executivo municipal aprovou, em reunião de câmara desta quarta-feira, propor à Assembleia Municipal a atribuição da Medalha de Honra do Município à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, durante as comemorações do próximo Dia do Município, a 01 de outubro, num gesto que pretende ainda assinalar o centenário do Corpo de Bombeiros de Vila Nova de Cerveira. A proposta foi aprovada por unanimidade e será analisada pela Assembleia Municipal.
Depois de, a 01 de outubro de 2011, a Câmara Municipal ter entregue a Medalha Municipal de Mérito Humanitário – Grau Ouro – à Associação, o reconhecimento será agora reforçado por ocasião da celebração dos 100 anos de existência, propondo a atribuição da mais alta distinção municipal, a Medalha de Honra.
Entre os inúmeros argumentos para esta condecoração destaca-se o ideal de generoso altruísmo e sob o lema da ajuda ao próximo; a coragem, a abnegação e a humanismo dos homens e mulheres que têm servido ao longo do tempo e que constituem um fator acrescido de segurança para os cidadãos do concelho e não só; a promoção de um projeto de voluntariado no concelho, em torno de uma missão que oferece aquilo que há de mais precioso no ser humano e que é a própria vida; e o mérito da ação que esta Associação tem desenvolvido, além de unanimemente reconhecido pelos cerveirenses, alcança reconhecimento nos concelhos em que presta auxílio sempre que as circunstâncias adversas o exigem.
A 31 de outubro do ano de 1915 foi criado o primeiro Corpo de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira no seio da “Delegação da Cruz Vermelha de Cerveira” para, em 1935, dar lugar à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários que ainda hoje mantém em atividade um corpo de bombeiros amplamente reconhecido pela população. Na atualidade, a Associação tem como desígnio principal a proteção de pessoas e bens, designadamente o socorro a feridos, doentes ou náufragos e a extinção de incêndios, detendo e mantendo em atividade um corpo de bombeiros voluntários. Desenvolve ainda mais atividades, individualmente ou em associação, com outras pessoas singulares ou coletivas a prestação de cuidados de saúde, atividades de caráter social de apoio e proteção à infância, à juventude, à deficiência e aos idosos ou em qualquer situação de carência que justifique uma atuação pró-humanitária.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts