Em pleno centro da cidade de Viana do Castelo, na Praça da República, um imóvel centenário foi recuperado e dá agora lugar a uma “guest house”. Nuno Freitas e Rute Esteves são um casal vianense que resolveu investir num andar superior de um edifício com mais de cem anos de história que tinha sido anteriormente recuperado. A dupla aproveitou a possibilidade e transformou o espaço numa casa de hóspedes. A casa “Dona Emília” abriu portas esta terça-feira e tem capacidade de alojamento até 27 pessoas por noite.
Rute Esteves é formada em Artes Performativas e Nuno Freitas em arquitetura. Admitem que dão muita importância à relação com o hóspede, pelo que a casa tem por missão o tratamento personalizado.
A responsável indicou à Geice que este era um sonho de “há muito tempo”. “Com a crise e com estes problemas todos, há uns anos alugamos um dos quartos do nosso apartamento no Porto. Gostamos muito dessa experiência de conhecer o mundo através da nossa casa, e foi assim que começamos a interessar-nos por esta ideia”, referiu.
Não têm qualquer formação em turismo, mas têm experiência adquirida em anos de trabalho na área. Com a hipótese de regressarem a Viana, a “terra natal”, resolveram “agarrar” o desafio e criaram a casa de hóspedes. A casa “Dona Emília” tem por base “a confiança e a amizade”. O facto de estarem instalados na Praça da República faz com que se sintam “no coração de Viana”.