FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 14 Ago 2016

Elementos identitários de Cerveira enfeitam Rotunda Norte

Para valorizar a Rotunda Norte da vila, o município de Vila Nova de Cerveira procedeu à valorização do espaço, dando-lhe uma imagem condizente com o […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Para valorizar a Rotunda Norte da vila, o município de Vila Nova de Cerveira procedeu à valorização do espaço, dando-lhe uma imagem condizente com o conceito de ‘Vila das Artes’. Agora, a Rotunda Norte, que dá acesso à Ponte da Amizade, apresenta um conjunto de esculturas onde convivem montes, cervos e água.
Para além de ser um ponto de passagem com grande tráfego, pela localização na EN13, a Rotunda Norte é uma das portas de entrada da vila, com particularidade de ser o acesso de milhares de espanhóis, atravessando a Ponte da Amizade. O executivo desafiou o escultor Vitor Reis, participante no I Simpósio de escultura do Rio Minho Cerveira-Tomiño, para executar mais duas peças idênticas à obra apresentada no evento de 2014.
Aceite este desafio, o arquiteto municipal, Sandro Lopes, executou o projeto de integração das peças e desenho dos restantes elementos para que se avançasse com a execução da obra, num curto espaço de tempo, a cargo de quatro empresas de Vila Nova de Cerveira. O retoque final dos ajardinamentos foi da responsabilidade dos colaboradores municipais, à semelhança do que tem acontecido com outros espaços verdes.
O conjunto escultórico representado na Rotunda Norte é constituído por três elementos que caraterizam e identificam Vila Nova de Cerveira: os montes, recriados no revestimento ondulado em aço corten da taça; os Cervos, representados pelos “chifres”/prumos metálicos em aço; e água presente nas três esculturas em mármore, em forma de repuxos de água.
Esta beneficiação esteticamente mais atrativa da Rotunda Norte, junta-se a uma outra que decorreu na Rotunda junto aos Bombeiros Voluntários, onde foi igualmente colocada uma outra escultura elaborada durante o Simpósio de Escultura do Minho Cerveira-Tomiño.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts