FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

31 Ago 2016

Náutica: Viana do Castelo recebe Campeonato do Mundo de Veleiros Robóticos

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
De 5 a 10 de setembro veleiros 100% autónomos e equipados com aplicações inovadoras na área da robótica vão invadir o Rio Lima em para […]

De 5 a 10 de setembro veleiros 100% autónomos e equipados com aplicações inovadoras na área da robótica vão invadir o Rio Lima em para participar no Campeonato do Mundo de Veleiros Robóticos (World Robotic Sailing Championship – WRSC) 2016. A organização do evento é da responsabilidade da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), com o apoio da Câmara Municipal vianense.
No total vão ser cerca de 50 pessoas, vindas de 9 países – Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Finlândia, Estados Unidos da América, Japão, Nova Zelândia e China, a apresentar robôs que podem ir até 4 metros de comprimento e que usam como propulsão exclusivamente a força do vento.
Na segunda-feira, dia 5 de setembro, é dia de todos os participantes se instalarem na Marina de Viana e darem início aos treinos no Rio Lima. De terça a sexta-feira, 6 a 9 de setembro, vão ser realizadas as várias provas do campeonato.
Portugal vai ser representado por três grupos nesta competição – Universidade Nova de Lisboa, Escola Naval da Marinha/CINAV e FEUP/INESC TEC. A equipa FEUP/INESC TEC vai participar com o veleiro FAST, que já venceu este campeonato em 2012, em Cardiff (País de Gales). Com capacidade para velejar de forma completamente autónoma, o veleiro da FEUP/INESC TEC é controlado por um pequeno computador e por atuadores elétricos que asseguram a manobra do leme e a orientação das velas. A energia elétrica é assegurada por um painel solar e armazenada em baterias, e o reduzido consumo energético permite o funcionamento autónomo por longos períodos de tempo. Para a realização de ensaios no mar e monitorização em tempo real dos parâmetros de navegação, existe uma ligação de rede WiFi e um rádio-comando convencional, podendo ainda ser equipado com um sistema de comunicações via satélite. O veleiro foi construído em materiais compósitos, contando com o apoio de um conceituado construtor de kayaks de competição, situado na região de Crestuma: a NELO.
Os organizadores vão participar com o veleiro FAST, que já venceu este campeonato em 2012, em Cardiff (País de Gales). O FAST é uma embarcação autónoma e não tripulada que conta com um pequeno computador, responsável por fazer com que o FAST veleje autonomamente, e com pequenos motores elétricos para manobrar o leme e orientar as velas. Já a energia elétrica é assegurada por um painel solar e armazenada em baterias que possibilitam a operação do veleiro durante longos períodos de tempo.
“Queremos com este evento mostrar a importância que os veleiros robóticos têm no contexto da monitorização do oceano quer em ações de vigilância costeira quer pela capacidade que oferecem em termos recolha de dados oceanográficos”, explica José Carlos Alves, docente da FEUP e investigador do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos do INESC TEC.
Sobre a escolha do local, o organizador do evento acrescenta: “A escolha da cidade de Viana do Castelo resultou das condições excecionais e únicas que a cidade oferece na região norte do país. Para além de um enquadramento ímpar do plano de água no rio Lima, com uma visibilidade excelente desde a marginal da cidade, é de realçar o enorme empenho com que a Câmara Municipal de Viana do Castelo

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts