FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 19 Ago 2016

Romaria: Ruas de Viana com enchente de gente e de trajes no Desfile da Mordomia

Esta sexta-feira, a partir das 14 horas, as principais ruas da cidade de Viana do Castelo ficaram repletas de gente para apreciar mais de 500 […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Esta sexta-feira, a partir das 14 horas, as principais ruas da cidade de Viana do Castelo ficaram repletas de gente para apreciar mais de 500 trajes que desfilaram ao longo de cerca de duas horas. O Desfile da Mordomia é um dos principais quadros da Romaria d’Agonia e até o São Pedro ajudou ao encher de sol o momento.
O embaixador Francisco Seixas da Costa, convidado de honra da Romaria D’Agonia deste ano, presidindo à Comissão de Honra das Festas em Honra de Nossa Senhora d’Agonia, referiu durante os cumprimentos às autoridades na Câmara de Viana, que este “é um grande momento”, com a “beleza do traje”, o ouro, a música e “a alegria das pessoas”.
“Venho a Viana todos os anos e esta é uma festa que me diz muito. Este é um momento muito importante para mim, também à minha família e à minha relação com a tradição e com a minha terra”, assegurou.
José Maria Costa, autarca vianense, referiu o “enorme privilégio” em receber o Desfile da Mordomia, que considerou uma representação “do que temos de melhor”. O responsável considerou que as festas são um momento de “valorização do património” e realçou a “chieira” das mulheres que envergam os trajes tradicionais. Dirigindo-se às mordomas e lavradeiras, disse que estas mulheres eram “a marca da nossa autenticidade”, referindo que “o que é nosso é genuíno”.
“As Festas da Agonia, para além de serem a maior romaria de Portugal são também já um cartaz internacional”, frisou José Maria Costa.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts