FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 15 Set 2016

Caminha abriu ano letivo com quase 2.000 estudantes e 150 professores e educadores

Esta quinta-feira, teve início o ano letivo 2016/2017 e em Caminha são cerca de 2.000 as crianças e jovens que começaram a nova etapa escolar. […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Esta quinta-feira, teve início o ano letivo 2016/2017 e em Caminha são cerca de 2.000 as crianças e jovens que começaram a nova etapa escolar. No arranque do ano letivo, o autarca caminhense, Miguel Alves, promoveu a receção aos professores, na Biblioteca Municipal de Caminha.
São 1960 os alunos que começaram a vida escolar ou retomaram estudos nas escolas do concelho, sendo que a esmagadora maioria – 1637 – pertence ao Agrupamento de Escolas Sidónio Pais. A ETAP começa o ano com 175 estudantes e a frequentar os jardins-de-infância privados há 148 crianças. A maioria dos docentes e educadores, cerca de centena e meia, pertence também ao Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, assim como o pessoal não docente.
O presidente da Câmara deu as boas vindas aos docentes, num ambiente informal, que foi marcado pelas novas condições do ensino no concelho, designadamente com o reforço significativo do número de alunos que passa a frequentar a escola pública no Agrupamento, e com a criação do Ensino Secundário Público em Vila Praia de Âncora. Miguel Alves agradeceu aos professores o trabalho desenvolvido, sobretudo na preparação do arranque do ano letivo, com dificuldades acrescidas devido a alterações de última hora, que obrigaram a um esforço acrescidos para acomodar uma população escolar que cresceu em quase duas centenas na escola pública, a cerca de duas semanas da data marcada para o começo deste ano letivo.
A Câmara Municipal aumenta este ano o investimento na área da Educação, reforçando o conjunto de apoios concedidos às crianças do concelho e às suas famílias, designadamente nas áreas de refeições, transportes e Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF), passando estas últimas a ser completamente gratuitas no ano letivo 2016/2017.
Na semana passada também foram entregues os manuais escolares aos alunos do 2º, 3º e 4º anos do 1º ciclo, com escalões A e B, bem como os livros de fichas aos estudantes do 1º ano do 1º ciclo, com os respetivos escalões A e B. No total, beneficiando 227 alunos, o que obrigou o Município a um investimento de cerca de 13 mil euros.
Este é também um ano letivo que fica marcado pela criação da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora e a pela expectativa do lançamento da obra de requalificação da Escola Básica e Secundária Sidónio Pais em Caminha, cujo processo está a decorrer a bom ritmo, tendo sido já assinado o respetivo Acordo de Colaboração, num investimento estratégico na Educação, estando em causa um valor de sensivelmente  3 milhões de euros.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts