FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 04 Set 2016

Presidente da República inaugura Centro de Interpretação da História Militar de Ponte de Lima no sábado

Este sábado, pelas 11h30 da manhã, o Presidente da República preside à inauguração do Centro de Interpretação da História Militar de Ponte de Lima. Marcelo […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Este sábado, pelas 11h30 da manhã, o Presidente da República preside à inauguração do Centro de Interpretação da História Militar de Ponte de Lima. Marcelo Rebelo de Sousa inaugura o espaço que pretende ser um museu vivo, interativo, abordando a história militar também no contexto da região e do país, mas com uma incidência especial sobre Ponte de Lima e o território circundante. Nesta cerimónia marcará ainda presença o Chefe do Governo de Andorra, Jaume Bartumeu.
O edifício do Paço do Marquês, situado em pleno centro histórico limiano, transforma-se assim num espaço museológico. A preocupação central deste Centro de Interpretação é o conhecimento da história local, dos seus lugares, suas gentes e protagonistas, procurando perpetuar memórias de factos históricos relevantes e consciencializar as populações de hoje para a importância desses episódios.
O programa expositivo, com recurso também às novas tecnologias, incorporará um vasto conjunto de materiais, desde réplicas, maquetes 3D, documentos gráficos, reproduções fotográficas, bem como algumas peças originais cedidas pelo Exército Português e por particulares, procurando também dar conta da evolução da indumentária militar e dos uniformes, bem como de diversas tipologias de armas.
O Centro de Interpretação da História Militar vai dispor de várias salas, cada uma referente a uma época específica: da época antiga à época moderna, sempre numa perspetiva histórica evolutiva, exibindo os pergaminhos militares de Ponte de Lima.
 

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts