Esta terça-feira as temperaturas elevadas que se fazem sentir por todo o Alto Minho trouxeram os incêndios em força, com oito fogos incêndios ativos pelas 18 horas e duas aldeias evacuadas. Pelas 15 horas teve de ser evacuada a aldeia de Paradela, no Soajo, concelho de Arcos de Valdevez, por causa de um incêndio de grandes dimensões. A ignição começou pelas 09h08 desta terça-feira em zona de povoamento florestal e está a ser combatido por 55 homens, 21 veículos e 1 meio aéreo. Pelas 16 horas também teve de ser evacuado o lugar de Várzea, também no Soajo, onde já morreram animais na zona do Parque Nacional Peneda Gerês.
Desde a hora de almoço de terça-feira deflagraram ainda chamas em mais sete localidades. Pelas 12h20 começou um incêndio em Santo António, Riba de Mouro, concelho de Monção, zona de mato. Neste momento estão 14 homens e 4 meios terrestres no local. Em Monção arde ainda Grande Chão – Abedim, desde as 16h34, com 5 homens e 1 meio no teatro de operações.
No concelho de Ponte de Lima arde povoamento florestal na Rua do Barral, Boalhosa, desde as 12h31, estando 56 homens e 18 veículos no local. Arde ainda mato em Cortegada – Parada Monte, em Melgaço, com 25 homens e 7 meios no local. Pelas 17h18 teve também início um fogo em Cela, Cousso, com 2 homens e 1 veículo a tentarem controlar as chamas.
Arde também Frades, na freguesia de Portela e Extremo, concelho de Arcos de Valdevez, desde as 16h49. Estão no combate 11 homens, 3 meios terrestres e 1 meio aéreo.
Em Paredes de Coura um incêndio lavra em Parada desde as 16h52, com 10 homens e 4 veículos no combate.