FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 26 Out 2016

“Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta” com 13 eventos entre novembro e abril

Para dinamizar a vila mais antiga do país durante o outono e inverno, o município de Ponte de Lima acaba de apresentar a programação para […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Para dinamizar a vila mais antiga do país durante o outono e inverno, o município de Ponte de Lima acaba de apresentar a programação para os próximos seis meses. Entre novembro e abril, o projeto “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta” vai promover 13 eventos em Ponte de Lima. Victor Mendes, autarca local, refere que “compete ao município de Ponte de Lima constituir-se como alavanca fundamental para que as empresas tenham condições de gerar riqueza e criar emprego, só assim faz sentido o investimento do Município neste projeto”.
 “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta” visa combater a sazonalidade turística, tornando-se uma mais-valia económica e social para o tecido empresarial do concelho nos vários setores e, em paralelo, promover a qualidade gastronómica e da prestação de um serviço de excelência como um fator de atratividade turística que capta e fideliza os seus visitantes.
Entre novembro e abril vão realizar-se treze eventos, sob diversas temáticas. Em novembro, por exemplo, acontece o II Festival da Carne Minhota e o VI Festival do Bacalhau. Em dezembro, V Festa da Gente Miúda e Feira Infantil e a I Feira do Mel, Sidra e da Doçaria.
O projeto limiano dispõe ainda condições especiais de estadia e na área da restauração. Durante os fins-de-semana em que se realizam os eventos, haverá um desconto de 15% em alojamento nas unidades hoteleiras aderentes, para as noites de sexta-feira e sábado, da mesma forma que a restauração aderente oferece 1 leite-creme, por dose, nas refeições de sábado e domingo, promovendo uma iguaria típica da cozinha tradicional limiana.
PROGRAMAÇÃO

Novembro

4 a 6 de novembro – II Festival da Carne Minhota

Considerando a riqueza gastronómica, variada e irresistível, confecionada à base de produtos típicos da terra, o Município de Ponte de Lima realiza o II Festival da Carne Minhota, cujo objetivo é o de promover um dos seus principais produtos endógenos – a Carne Minhota -, como um produto de referência gastronómica do concelho.

11 a 13 de novembro – VI Feira do Ambiente e Energia

Como forma de preservar e valorizar as potencialidades naturais do concelho, o Município tem apostado numa política ambiental sustentável, tendo já adquirido notoriedade pelas medidas de preservação e conservação dos recursos endógenos.

Neste contexto, este evento reforça essa aposta, ao promover novos produtos e serviços do setor, além de vários projetos pedagógicos, que serão apresentados pelas escolas do concelho. De realçar ainda a presença de ateliês com demonstrações de equipamentos e serviços “amigos do ambiente”, promovidos em parceria com entidades nacionais e locais ligadas ao sector energético e ambiental.

25 a 27 de novembro – VI Festival do Bacalhau

Prato emblemático da região é um verdadeiro catalisador de visitantes à Vila de Ponte de Lima, convidando a degustar um prato típico e que outrora era muito comum nas feiras quinzenais como iguaria, preservando-se até hoje essa rica tradição gastronómica que alimenta os que aqui vêm feirar.

Além da degustação do fiel amigo, nas suas mais variadas formas, o Festival do Bacalhau promove uma venda de bacalhau seco, produto muito procurado nesta altura do ano, face à proximidade do Natal, proporcionando ao público uma maior oferta de variados tipos de bacalhau.

 

Dezembro

01 a 04 de dezembro – V Festa da Gente Miúda e Feira Infantil

Desde ateliês educativos, de diversão e de sensibilização para algumas temáticas importantes, a Festa da Gente Miúda é um espaço onde a magia e a imaginação infantil vão dar largas ao sonho e à criatividade, e que se complementa com a Feira Infantil. Dirigida para o público infanto- juvenil conta com a participação das escolas do 1º ciclo do concelho.

10 a 11 de dezembro – I Feira do Mel, Sidra e da Doçaria

Dezembro, mês dos doces por tradição, esta 1ª edição da Feira do Mel, Sidra e da Doçaria, vai juntar a doçaria tradicional, mel, sidra, licores, compotas e outros sabores tradicionais, para além de muita diversão e espetáculos que pretendem fazer deste evento um momento dedicado a toda a família.

 

Janeiro

14 a 15 de janeiro – X Verde Noivos

É uma mostra de todo o tipo de propostas e serviços para casamentos, aliado a momentos de animação, com desfiles de vestuário para noivos e noivas, danças de salão e um espaço de lazer.

27 a 29 de janeiro – IX Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho

O ex-libris da gastronomia limiana, o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, é um dos verdadeiros motores do desenvolvimento económico do concelho, atraindo ao longo de todo o ano milhares de visitantes. A Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho enquadra-se nos Fins-de-semana Gastronómicos promovidos pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, e visa promover o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, mostrando também algumas iguarias derivadas do Porco, com destaque para os enchidos e fumados. Neste evento, os visitantes poderão encontrar propostas irresistíveis dos vários restaurantes do concelho, assim como, expositores de produtos regionais e artesanato.

 

Fevereiro 

02 a 05 de fevereiro – Feira da Educação, Ciência e Tecnologia Promover e dar a conhecer os melhores projetos pedagógicos      dinamizados pelos Centros Educativos de Ponte de Lima, são os objetivos da I Feira da Educação, Ciência e Tecnologia, durante a qual serão apresentados alguns projetos pedagógicos e Cursos Profissionais e do Ensino Superior. Pretende-se ainda dar a conhecer as inovações tecnológicas e cientificas com o apoio de alguns Centros de Investigação e das Universidades. Em simultâneo, este evento será ainda uma mostra das últimas novidades tecnológicas disponíveis no mercado, apresentadas pelas empresas do sector na região.

25 a 26 de fevereiro – II Feira 100% Agrolimiano

Esta feira tem como principal objetivo a promoção e valorização dos produtos e serviços associados ao mundo rural do concelho de Ponte de Lima, como a produção de vinho verde, leite, enchidos e fumados, animais, sidra, fruta, cogumelos, mel, entre muitos outros.

 

Março

10 a 12 de março – IV Feira Gastronómica da Lampreia

Confecionada na sua forma tradicional, a lampreia consta dos cardápios dos restaurantes do concelho, reavivando gostos e aromas de uma receita tipicamente portuguesa, sendo muito apreciada pelos moradores, visitantes e turistas. Disponível desde o início de cada ano até ao final da primavera, este petisco pode ser cozinhado de diversas formas, com destaque para o Arroz de Lampreia e a Lampreia à Bordalesa.

25 a 26 de março – III Feira dos Jardins e Espaços Verdes

Ponte de Lima é uma referência a nível nacional e internacional no que respeita à singularidade e à qualidade de espaços verdes. A Feira dos Jardins e Espaços Verdes dedica-se às plantas ornamentais, ao mobiliário urbano e aos produtos e materiais de suporte à atividade de produção de plantas, aos equipamentos de jardinagem e às tecnologias de gestão dos espaços verdes, quer de empresas locais e de toda a região.

 

Abril

01 a 02 de abril – II Exposição Canina Nacional do Alto Minho – Exposição Felina Internacional – Ponte de Lima

Uma das maiores  exposições caninas nacionais realizadas pelo 1′ ano em 2015, regida pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internationale (FCI) e do Clube Português de Canicultura (CPC), aberta aos exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registados em Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela FCI.

A Exposição, organizada pelo Município de Ponte de Lima, suportada pelos regulamentos do  Clube Português de Canicultura,  elege o melhor exemplar da exposição ” Best in Show”. Os animais, depois de julgados nas diversas raças, são avaliados em grupos de acordo com as suas raças, vão ainda disputar os prémios para “Jovem Promessa Macho”, “Jovem Promessa Fêmea”, “Melhor Par” “Melhor Grupo de Criador” “Melhor Veterano”, “Melhor Bebé”, “Melhor Cachorro” e “Melhor Exemplar das Raças Portuguesas”.

06 a 09 de abril – III Expo Saúde/Juventude

A Expo Saúde/Juventude dirige-se a toda a comunidade, nomeadamente aos jovens, com o objetivo de estimular um estilo de vida saudável, livre de hábitos de consumo.

Assim, estarão presentes associações e instituições direcionadas aos jovens, abordando diversas temáticas, desde workshops de culinária, atividades desportivas, divulgação de serviços e produtos relacionados com saúde, bem-estar e beleza.

O programa inclui, ainda, debates sobre temas emergentes da atualidade.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts