FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 21 Out 2016

Secretário de Estado da Juventude e do Desporto em Viana para entrega de Prémios da III Semana do Atlântico

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, vai marcar presença, no próximo domingo pelas 17H00, no Centro de Vela, na […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, vai marcar presença, no próximo domingo pelas 17H00, no Centro de Vela, na cerimónia de entrega dos prémios da terceira edição da Semana do Atlântico, organizada pela Câmara Municipal, Clube de Vela de Viana do Castelo e pelo Real Clube Náutico de Vigo.
A Semana do Atlântico é um evento de Vela que se realiza desde o ano 2000 na Cidade de Vigo, no seguimento do Trofeu Martim Barrero, que vai já na sua 41ª edição. Em Vigo e ao longo de três fins-de-semana, cerca de 650 velejadores de vários países marcam presença nas classes Vaurien, 420, Laser, Snipe e Optimist. Na Classe Optimist têm a classificação de “Excellence Cup”, o que a torna uma das três mais importantes realizadas em Espanha.
Tendo em atenção a importância que a Semana do Atlântico adquiriu, ao longo dos seus 15 anos de existência, e pela necessidade que se sentiu de a alargar para fora dos limites da Cidade de Vigo, foi decidido em 2014 e pela primeira vez, que a mesma se realizasse também em Portugal e neste caso em Viana do Castelo, fruto de um desafio do Clube de Vela de Viana do Castelo ao Real Clube Náutico de Vigo.
Esta parceria entre os dois Clubes, Clube de Vela de Viana do Castelo e Real Clube Náutico de Vigo, foi objeto de um forte apoio dos Municípios de Viana do Castelo e Vigo pela importância que sentiram nesta parceria. Na 1ª edição e exclusivamente na Classe Optimist, atingiu-se em Viana do Castelo um número de cerca de 134 embarcações e, na 2ª edição, um total de 206.
Para 2016, o objetivo é atingir as 230 embarcações envolvendo toda a frota nacional incluindo Açores e Madeira e a frota galega de forma a consolidar esta regata em Viana do Castelo e que desta forma, a sua internacionalização a outros países, seja uma realidade. Estão já garantidos além dos velejadores nacionais e espanhóis a seleção da Bélgica e a título individual de Inglaterra, França, Letónia e aguardamos a confirmação de Angola.
Este ano e também pela primeira vez, será organizada um estágio internacional com cerca de 20 velejadores, entre os dias 26 a 29 de Outubro, liderado por um dos melhores treinadores do mundo na Classe Optimist, o Argentino Gonzalo Bocha Pollitzer, e os Espanhóis Alberto García Villar e Pedro Quiroga Troncoso. Consolidada a regata na Classe Optimist, o objetivo é avançar também para as restantes classes.
Atualmente encontra-se a decorrer o 1º estágio na Classe Laser no âmbito do “Viana Sailing” com a presença de velejadores de Portugal (projeto Olímpico) do Canadá e Irlanda. O 2º estágio decorrerá entre os dias 26 a 31 de Dezembro de 2016.
O treinador responsável por estes estágios é o vianense Miguel Andrade, do Clube de Vela de Viana do Castelo, também responsável pela representação de Portugal no Campeonato do Mundo da Juventude a realizar na Nova Zelândia.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts