No concelho de Monção, estão abertas até dia 30 de novembro as candidaturas para os incentivos à formação de quadros médios e superiores “João Verde”. Neste apoio, destinado a comparticipar a formação superior de jovens monçanenses oriundos de famílias com dificuldades económicas, são atribuídas até dez bolsas de estudo, cujo valor está diretamente relacionado com os rendimentos familiares e a bolsa institucional de cada aluno.
Os Incentivos à Formação de Quadros Médios e Superiores “João Verde”, em vigor desde meados da década de 90, assumem-se como um importante instrumento de apoio para os agregados familiares com maiores dificuldades económicas, representando uma verdadeira igualdade de oportunidades para todos os jovens monçanenses.
Para o levantamento de impressos e entrega de candidaturas, os interessados devem dirigir-se aos serviços de Ação Social Escolar, nos Paços do Concelho, Largo de Camões.
Este incentivo aos jovens monçanenses que ingressam no ensino superior público complementa os apoios disponibilizados pelo município à entrada do ano escolar, destacando-se, entre estes, a entrega de manuais escolares usados e kits de material escolar constituídos por cadernos, lápis, marcadores, tesouras, compassos etc.