A Câmara Municipal de Caminha está a proceder a obras de requalificação no Polo de Caminha da Academia Fernandes Fão. A autarquia caminhense, liderada por Miguel Alves, está a ampliar as instalações do polo da Academia, sendo que a intervenção passa pela ocupação do piso térreo da ala esquerda da antiga escola primária de Caminha, desativado e em avançado estado de degradação e, consequente reorganização funcional.
Esta ampliação surge na sequência do aumento de alunos inscritos na Academia no presente ano letivo e consequente resposta às diretrizes da Direção Regional da Educação do Norte e normativos de funcionamento de utilização de uma escola de música, nomeadamente no que toca às áreas regulamentares, condições acústicas, ventilação e iluminação natural.
No âmbito desta ampliação, a escola vai ser complementada com três salas de instrumento e duas de formação musical; o acesso vai ser deslocalizado para a entrada original do edifício, arrastando consigo a receção/administração, a sala de professores e, ainda a travessia de peões, uma vez que a atual não responde aos critérios de segurança que se exigem.
Os trabalhos estão a ser realizados pelos funcionários do município. Esta intervenção engloba a demolição de paredes interiores em alvenaria e tetos de madeira e tabique; a remoção de revestimentos cerâmicos; o tamponamento de infraestruturas existentes; o tapamento de vãos; a execução de paredes e tetos em gesso cartonado, com aplicação de lã de rocha; a reparação e adaptação de portas e contras de madeira existentes; a regularização de pavimentos; a aplicação de pavimento flutuante; a execução de rodapés de madeira; a instalação de antecâmara em vidro; a pintura de todas as paredes interiores tetos e carpintarias; a execução de rede elétrica e telecomunicações e a aparelhagem associada e a aplicação de luminárias.