FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 28 Dez 2016

Delegação da DECO alerta para “práticas comerciais enganosas” de empresas comercializadoras de energia e gás

Esta quarta-feira, a DECO – Delegação Regional do Minho alertou os vianenses para o facto de ter recebido “ reclamações de consumidores, alvo de práticas […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Esta quarta-feira, a DECO – Delegação Regional do Minho alertou os vianenses para o facto de ter recebido “ reclamações de consumidores, alvo de práticas comerciais enganosas e agressivas por parte de funcionários de empresas comercializadoras de energia e gás”. Refere a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor que “os comerciais apresentam-se em casa dos consumidores, não identificam a empresa que representam e solicitam a análise das faturas de eletricidade e gás, alegadamente com o propósito de verificar se os valores cobrados estão corretos”. Noutras situações, explica a DECO, “referem que os contadores serão obrigatoriamente substituídos por contadores inteligentes e que necessitam de uma autorização escrita por parte do consumidor para proceder à referida substituição”.
 “Quer numa, quer noutra abordagem, os consumidores são levados a assinar contratos com empresas comercializadoras de energia e gás diferentes da empresa que lhes presta os serviços, mas com o seu total desconhecimento, pois o consumidor não é informado de que se trata de um novo contrato, sendo convencido de que a assinatura é uma mera formalidade”, denuncia a DECO Minho, alertando “para a importância de ler atentamente todos os documentos antes de assinar e, se necessário, solicitar a ajuda de um familiar ou amigo na sua análise e compreensão”.
 Por último, a associação explica que “se foi alvo deste tipo de práticas, saiba que dispõe de um prazo de 14 dias a contar da data da assinatura do contrato para proceder à sua resolução, devendo para o efeito remeter carta com aviso de receção para a entidade em questão”. A DECO já deu conhecimento destas reclamações à ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e apoia todos os consumidores lesados por estas práticas.

Pode recorrer à Delegação Regional do Minho na Av. Batalhão Caçadores 9, nº 279, 4900-341 Viana do Castelo, E-mail: deco.minho@deco.pt

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts