O município de Ponte de Lima e a Federação Portuguesa de Canoagem apresentaram duas candidaturas a dois mega eventos desportivos na modalidade. A vila mais antiga do país quer receber a Taça do Mundo, em 2019, e o Campeonato do Mundo de Maratonas, em 2020. O potencial existente em termos de condições naturais, o rio Lima, e o investimento do município de Ponte de Lima na criação de infraestruturas e equipamentos de apoio, bem como uma vasta experiência no acolhimento e organização de eventos de grande dimensão, justificam a aposta nestes dois grandes eventos mundiais.
Desta forma, o município em colaboração com a Escola de Campeões – o Clube Náutico de Ponte de Lima, pretende criar uma imagem de forte identidade e atratividade que promova o aumento do número de desportistas, turistas e visitantes à região. A autarquia procura o reconhecimento a nível nacional e internacional, graças aos elevados índices de qualidade, e que desta forma proporcionem novos investimentos ao nível das atividades relacionadas com o desporto náutico, hotelaria, restauração, empresas de animação turística, entre outros.
O executivo liderado por Victor Mendes acredita que Ponte de Lima reúne excelentes condições para a realização do Campeonato Mundial de Canoa Maratona 2019 e Maratona Canoa Campeonato Mundial 2020, tendo submetido as respetivas candidaturas à Federação Internacional de Canoagem.