José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, mostra-se satisfeito com o facto de a capital do Alto Minho ser o quinto concelho capital de distrito mais exportador do país, logo a seguir a Lisboa, Setúbal, Porto e Braga. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística relativos a 2013-2015, que indica que as exportações de Viana do Castelo cresceram 30% nesses três anos, ou seja, a um ritmo médio superior ao dobro verificado na Região do Norte e seis vezes superior ao registado ao nível nacional, sendo agora o quinto concelho capital de distrito mais exportador.
Em 2015, Viana do Castelo exportou 830 milhões de euros, correspondentes a 50.2% das exportações do Alto Minho, e exportando, neste período, 2.2 mil milhões de euros. José Maria Costa está certo de que “vamos subir uns graus acima” com o já anunciado investimento de novas empresas no concelho.
Para estes resultados divulgados pelo INE, muito contribuiu a internacionalização das empresas vianenses mas também a captação para o concelho de novas unidades industriais e empresariais de capital estrangeiro que se tem vindo a fixar no concelho de Viana do Castelo.