FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 05 Jan 2017

Câmara isenta de impostos três empresas que garantem 5,3 milhões de investimento em Viana

  Foi aprovado, esta quinta-feira, em reunião de executivo, a atribuição da isenção de impostos municipais a três empresas que, juntas, vão garantir mais de […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

 
Foi aprovado, esta quinta-feira, em reunião de executivo, a atribuição da isenção de impostos municipais a três empresas que, juntas, vão garantir mais de 5,3 milhões de euros de investimento no concelho de Viana do Castelo. A Câmara Municipal vai isentar de Imposto Municipal Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis –  IMT as três empresas que vão instalar-se em Viana ou aumentar a área que possuem, para poderem criar dezenas de novos postos de trabalho, estando já garantidas 32 novas vagas em duas delas, sendo que a terceira admite aumentar o número de funcionários “de uma forma faseada”.
Na proposta de isenção à empresa Sandokan – Unipessoal, Lda é referido que “no âmbito do seu processo de consolidação e crescimento, para fazer face às suas necessidades e aos interesses de todos os parceiros, e assim ganhar maior competitividade, necessita de ampliar e melhorar as suas instalações, tendo escolhido o concelho de Viana do Castelo para o concretizar”. Nesse sentido, pretende adquirir as instalações da antiga Unidade Industrial Essex Portugal, lote EQ1, localizadas na 2ª Fase da Zona Industrial de Neiva, pelo valor de 2,6 milhões de euros, explicando que “diretamente com este investimento e de uma forma faseada vão ser criados novos postos de trabalho para acompanhar o crescimento da empresa e do seu negócio”. A empresa requereu à autarquia vianense a concessão da isenção total de IMT para apoio ao investimento, que corresponderá a um valor estimado de 169 mil euros.
A empresa Neves & Neves, instalada na Meadela, “pretende criar novas instalações onde possa centralizar todas as operações num só espaço” numa parcela de terreno a adquirir ao município na Zona Industrial de Alvarães. O investimento na aquisição do novo lote rondará os 2,5 milhões de euros “e dotará a empresa dos meios necessários para o aumento da carteira de clientes e a diversificação dos mercados de exportação, com a consequente criação de 20 postos de trabalho”. Para tal, a isenção de IMT aprovada pela autarquia corresponde a um apoio superior a 11 mil euros.
Já a Auto Valverde, empresa de serviços de reparação, manutenção e comércio de automóveis, fundada em 1986, quer adquirir novas instalações na Zona Industrial de Neiva, num investimento de 232 mil euros, depois de, em 2015, ter feito um investimento de 650 mil euros. O novo espaço vai criar 12 novos postos de trabalho e deverá receber um apoio de 15 mil euros da Câmara Municipal, com isenção do IMT.
O apoio às empresas Neves & Neves e Auto Valverde foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. Já a isenção de IMT à empresa Sandokan contou com a abstenção da vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, por não conter informações sobre o aumento do número de postos de trabalho previstos com este investimento.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts