No dia 31 de janeiro o Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe a projeção do vídeo do espetáculo “Anjo Branco”, numa sessão que faz parte das comemorações dos 19 anos do regresso do navio Gil Eannes à cidade. O vídeo será projetado pelas 21 horas e, apesar de a entrada ser gratuita, é necessário levantar ou reservar bilhete através do Teatro Municipal Sá de Miranda.
Na terça-feira será apresentado o trabalho de vídeo realizado por Luís Lagadouro no âmbito do espetáculo “Anjo Branco”, que o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana apresentou no navio-hospital Gil Eannes, em maio e junho do ano passado. O vídeo, com duração aproximada de 90 minutos, será apresentado em ecrã de grande escala, no Centro Cultural, numa celebração cultural comunitária com entrada livre.
O Navio Hospital Gil Eannes foi construído em Viana do Castelo, nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), e iniciou a sua atividade como hospital em 1955, apoiando durante décadas a frota bacalhoeira portuguesa que atuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. Desativada a frota bacalhoeira, ficou a apodrecer nas docas de Lisboa, durante muitos anos. Em 1998, a Fundação Gil Eannes, considerando-o património cultural e afetivo da cidade, resgatou-o da sucata por cerca de 250 mil euros, após uma inédita campanha que envolveu todos os estratos sociais vianenses. A 31 de janeiro de 1998 o navio foi recebido festivamente na Foz do Lima, onde, depois de limpo e restaurado, foi aberto ao público. A reconversão transformou-o num espaço museológico e é hoje um dos museus mais visitados da cidade, acolhendo também o Centro de Mar.
A 31 de janeiro será também lançado o concurso “À Descoberta do Bacalhau”, que terá como público-alvo os meninos do pré-escolar. Entre 31 de janeiro e 03 de fevereiro será exibido o filme “Gil Eannes”, do Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, no Centro de Mar instalado no navio, pelas 15 horas, também com entrada livre. Por fim, entre 01 e 03 de fevereiro serão promovidas aulas a bordo, com o tema “A Construção Naval”, pelo orador Carlos Vieira, pelas 10 horas, para diferentes níveis de ensino.