FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

19 Jan 2017

Lançado concurso para distribuir 13.500 kits de compostagem nas zonas rurais de Viana

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Foi aprovado em reunião de executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo, esta quinta-feira, o lançamento do concurso público para fornecimento de 13.500 kits […]

Foi aprovado em reunião de executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo, esta quinta-feira, o lançamento do concurso público para fornecimento de 13.500 kits de compostagem a famílias de zonas rurais do concelho. Vítor Lemos, presidente dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC), explicou que o lançamento deste concurso, por 2,3 milhões de euros, inclui a oferta dos kits e tem a ver com uma campanha de diminuição de resíduos que será promovida durante três anos, até 2019. Vítor Lemos explicou que a autarquia vianense garantirá 15% da verba total.
O projeto total, para zona urbana e rural, é de 5,3 milhões de euros e visa a promoção da compostagem doméstica e recolha seletiva de biorresíduos alimentares. Na área urbana, o projeto abrange os 22.000 fogos habitacionais existentes, através da distribuição do mesmo número de contentores domésticos para armazenamento temporário dos biorresíduos alimentares e da instalação de 480 contentores para a descarga coletiva. A outra componente, cujo concurso foi agora aprovado, destina-se às zonas extraurbanas e prevê a distribuição, por 13.500 fogos, cerca de 50% do total de fogos existentes em área rural, de igual número kits para compostagem urbana.
 Ilda Figueiredo, da CDU, referiu que “se fosse o município a suportar tudo, não estaria de acordo”, por considerar que “esta não é uma questão prioritária”. Já Eduardo Teixeira, vereador do PSD, fez as contas e indicou que cada kit custará cerca de 209 euros, solicitando mais informação sobre o assunto. “Não está em causa a necessidade, está em causa termos mais informação sobre o número de casas, as freguesias, e sobre se as casas que vão receber o kit têm ligação de água e saneamento”, indicou.
Ao todo, vão ser investidos 5,3 milhões de euros, comparticipados em 4,2 milhões de euros pelo POSEUR, devendo o projeto ser implementado até dezembro de 2019.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts