É já este domingo que a cidade de Viana do Castelo promete encher-se de portugueses e galegos para a 19ª edição da Meia-Maratona Manuela Machado. A prova vai contar com mais de 4.000 atletas, estando agendada para as 10h30 de 22 de janeiro. A XIX Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração será acompanhada pelas XVII Caminhada, numa iniciativa de cerca de 5 quilómetros que pretende apoiar a APCVC – Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo.
Manuela Machado, responsável pelo evento, explicou que, na prova principal, vão ser milhares de atletas, estando já assegurados 800 galegos. “É importante para mim ver toda esta gente a correr”, assumiu a responsável, afirmando que esta meia-maratona está já “inserida na associação galega de atletismo e, este ano, também está no calendário europeu”.
No que toca a atletas de renome, nos masculinos estão garantidos Ricardo Ribas, do Sport Lisboa e Benfica, Daniel Pinheiro, do Maia Atlético Clube, e Hassan Lekhili, do Ourenrunnig, entre outros. No que toca a atletas femininos, Clarisse Cruz está confirmada.
Para José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, “é um enorme orgulho ter a nossa campeã a dar a cara à grande festa do atletismo de Viana do Castelo”, evidenciando também a “importância da componente turística” da meia-maratona, que enche a cidade de visitantes. “Temos a oportunidade de ter aqui, durante um fim-de-semana, muitos atletas e familiares não só de Portugal, mas também da vizinha Galiza, o que aumenta a visibilidade de Viana do Castelo e do seu potencial turístico”, referiu.
Vítor Lemos, vereador com o pelouro do desporto, explicou que “mantém-se o percurso da edição anterior” e que a extensão é de cerca de 21 quilómetros na prova principal. Em paralelo, decorre também uma caminhada solidária, com cerca de 5 quilómetros. As duas provas partem da praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo, pelas 10h30 de domingo. O responsável aproveitou para divulgar que os participantes terão estacionamento gratuito no parque de estacionamento do Campo da Agonia, indicando também que “a marginal da cidade e o acesso à autoestrada A28 vão estar cortados ao trânsito” e aconselhando a que “as entradas e saídas se façam pelo norte da cidade”.