Há algumas semanas foi confirmado que José Maria Costa, atual presidente da Câmara de Viana, é o candidato do Partido Socialista à autarquia nas eleições autárquicas de 2017. O autarca de 55 anos recandidata-se assim ao terceiro e último mandato autárquico. A decisão foi anunciada depois do apoio “unânime” que recebeu da Comissão Política Concelhia do PS, tendo a proposta de recandidatura sido aprovada por 22 dos 24 elementos da concelhia rosa. Em entrevista à Geice, o assumido (re)candidato diz que “nos últimos 7 anos conseguimos grandes vitórias para o concelho e para o distrito” recordando a “tarefa ingrata” que foi lutar pela modernização da Linha do Minho. “Essa foi, de facto, uma grande vitória”, indica.
Em outubro do ano passado, recorde-se, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas veio a Viana para assinalar o início da modernização e eletrificação do troço entre Nine (Braga) e Viana do Castelo da Linha do Minho e anunciou que o Governo antecipou para 2017 a modernização do troço entre Viana do Castelo e Valença face a igual compromisso assumido por Espanha.
Outra das conquistas do autarca foi a futura requalificação da urgência do Hospital de Viana do Castelo. “Foi conseguido já com este Governo”, refere José Maria Costa, recordando também a luta de todos os autarcas do Alto Minho quando o anterior Governo ponderou fechar muitas das especialidades do hospital vianense. “Conseguimos travar a retirada de algumas das especialidades”, explica o socialista.
Em setembro de 2016 o presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) anunciou “uma intervenção estrutural de fundo” na urgência do Hospital de Viana do Castelo, num investimento que será superior a 1,2 milhões de euros, confirmado depois de uma reunião com o atual Ministro da Saúde.
Também os acessos ao Porto de Mar de Viana do Castelo, “um projeto que já vem desde 2008”, “finalmente” está a ter alguns progressos, assume José Maria Costa. Recentemente, o Governo anunciou um investimento de 24,5 milhões de euros para aprofundar o canal de navegação e melhorar os acessos rodoviários ao porto de mar vianense. O plano de estratégia para o aumento da competitividade portuária apresentado pela Ministra do Mar prevê um investimento total de 2,5 mil milhões de euros até 2026 em todo o país.
José Maria Costa entrou para a Câmara Municipal de Viana do Castelo como adjunto, no ano de 1994, durante o primeiro mandato do anterior presidente, o também socialista Defensor Moura. Passados quatro anos, passou para as funções de vereador do Ambiente, que manteve até 2009, ano em que se candidatou e conquistou a autarquia da capital do Alto Minho.